COMERCIAL: 51 3061 1315 / ATENDIMENTO: 51 3061 2550 > Suporte

7 erros na implementação de um ERP que você precisa evitar

by
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os ERPs são ferramentas de gestão que estão se tornando cada vez mais comuns em diversos tipos de empresas, independentemente de seu porte. Os ERPs, de fato, ajudam no desenvolvimento das empresas, contribuindo para o controle financeiro, a gestão do RH e para o desempenho geral da organização.

Mas, existem alguns erros que podem atrapalhar a funcionalidade de um ERP. Confira sete deles que as pessoas costumam cometer na implementação de um ERP!

1. Planejamento deficiente

Antes de implantar o sistema, é preciso fazer um planejamento adequado. Os gestores das empresas precisam saber quais os motivos que estão levando a adotar o sistema, compreender o momento pelo qual está passando a organização para que realizar a otimização adequada dos processos.

Ou seja, é preciso desenvolver uma análise prévia de toda a situação da empresa para, então, implantar o ERP com um objetivo definido e metas estabelecidas.

2. Inexistência de responsáveis definidos para cada processo

Apesar de o sistema ERP ser automático, isso não exime o funcionário de sua responsabilidade.

É necessário que cada setor tenha seus responsáveis específicos para que seja possível o acompanhamento de cada uma das etapas a partir das atribuições de cada funcionário. Isso permite um controle pleno dos processos.

Sem um responsável claro, os procedimentos podem ficar soltos, aumentando a possibilidade de problemas. Quando um empurra a responsabilidade para o outro e ninguém assume a culpa, mas deseja sempre ser coroado de êxito, o resultado é sempre negativo.

3. Decisão unilateral

Ao dono da empresa, cabe a decisão final. Mas, não custa nada (e é recomendável) compartilhar suas ideias com outros funcionários, saber a opinião deles, comunicar sua decisão com certa antecedência e avaliar sua repercussão.

Afinal, o ERP é um sistema unificado no qual todos os funcionários terão que tomar parte. Por isso, é necessários discutir a nova solução com seus funcionários, apontar os benefícios e as novas condições de trabalho que ela trará.

4. Análise ineficiente da ferramenta

Antes de implantar o sistema, é aconselhável que se examine bem a ferramenta e aprenda mais sobre ela. Não se deve aceitar logo de imediato a proposta de um fornecedor sem avaliar os prós e os contras.

Entenda mais sobre as funções do sistema, os benefícios que trará, as limitações do modelo apresentado e informe-se mais sobre o próprio fornecedor. Nada melhor que buscar informações fidedignas com empresas que já têm o sistema implantado.

5. Falta de treinamento

Uma das consequências de uma decisão unilateral é se esquecer de treinar o pessoal para trabalhar com o novo sistema.

É claro que o ERP proporciona vantagens e benefícios para a empresa, mas é necessário um tempo de preparo para um treinamento qualificado para os funcionários. Não adianta implantar um sistema eficiente no qual ninguém sabe mexer.

6. Falta de manutenção

O ERP é um sistema que exige manutenção. Após a sua instalação, é necessário suporte regular tanto para tirar dúvidas dos usuários, quanto para fazer atualizações ou modificações necessárias.

Os ajustes para acompanhar a nova tecnologia que se desenvolve a passos rápidos são fundamentais para que o ERP continue dando os melhores resultados.

7. Apego ao velho sistema

Outro erro pode ser a dificuldade em adotar integralmente o novo sistema. Geralmente, novidades são bem aceitas por uns e rejeitadas por outros. Daí, a importância de conversar com o pessoal da equipe antecipadamente.

Se alguns funcionários preferem fazer as coisas “à moda antiga”, vai ser difícil que o sistema ofereça todos os benefícios possíveis.

E você? Já possui ERP em sua empresa? Sua equipe tem se mostrado ajustada ao novo sistema? Se ainda não possui ERP implantado, deseja fazê-lo em breve? Conte um pouco sobre sua experiência! E não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

About