COMERCIAL: 51 3061 1315 / ATENDIMENTO: 51 3061 2550 > Suporte

A influência da psicologia das cores no marketing digital

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Transformar cores em sensações, esse é o foco de estudo da psicologia das cores. O campo se dedica a entender não apenas o significado das cores, mas também o impacto que elas podem causar no cérebro humano. A partir desse conhecimento, elas podem ser usadas de inúmeras formas benéficas, como: decorações, publicidade, moda e marketing, já que os efeitos que as cores têm são universais.

Para quem está lançando ou reformulando a identidade visual de sua marca no meio digital, esse conhecimento é ainda mais valioso. Para que você entenda melhor como usar essa estratégia na identidade visual da sua empresa, no post de hoje vamos falar sobre a psicologia das cores e como ela pode ser utilizada no marketing digital. Vamos lá?

A psicologia das cores  e o marketing digital

Segundo a “Teoria da Cor”, de Johann Wolfgang Von Goethe, a cor tem influências sobre as percepções humanas. Assim, enquanto algumas cores têm efeito estimulante, como vermelho e o laranja, outras tem propriedade calmante, como o verde e o azul, por exemplo. Ou seja, aprender sobre o uso correto das cores pode ser uma excelente estratégia de marketing que te auxiliará a influenciar seus consumidores corretamente. Além de transmitir as sensações corretas a eles.

As cores influenciam no reconhecimento da marca

No meio digital, assim como na vida, os consumidores são bombardeados por uma série de propagandas. Fazer um uso eficiente das cores, pode ser a garantia de que seu cliente te reconhecerá e atribuirá valores positivos à sua marca, em meio a tantas outras marcas e informações. As cores quando usadas corretamente podem aumentar em 80% as chances de reconhecimento da sua marca, segundo algumas pesquisas. Outro benefício é que uma cor bem utilizada facilita a leitura e a compreensão de seu produto, marca ou serviço.

O aspecto visual como fator decisivo

No marketing digital, a maior parte do contato da marca/produto/serviço com o cliente acontecerá visualmente. Nesse meio, não há aquele vendedor simpático extremamente habilidoso em decifrar as atitudes dos clientes e tentar convertê-las até conseguir uma venda. Assim, o uso da psicologia das cores proporciona à marca a possibilidade de atuar e direcionar as sensações dos consumidores em potencial, sem a necessidade de contato pessoal, apenas pelo impacto visual.

As cores e seus significados

  • Vermelho: representa aproximação, encontro e incentivo. Associa-se às sensações afetivas de humor e prazer. Incentiva ações e a confiança.
  • Amarelo: representa acolhimento e felicidade. Associa-se às sensações de espontaneidade, euforia e expectativa. Incentiva o otimismo e a esperança.
  • Azul: representa calma e segurança. . Associa-se às sensações de espiritualidade e contemplação.
  • Laranja: representa vibração e energia. Associa-se às sensações de sociabilidade e entusiasmo. Altamente estimulantes (embora, seja menos estimulante que o vermelho)
  • Verde: representa estabilidade e calma. Associa-se às sensações de saúde e tranqüilidade. Incentiva ações para aliviar o stress e  de crescimento pessoal.
  • Roxa: representa riqueza, sabedoria e sucesso. Associa-se às sensações de espiritualidade. Estimula ações que visam resolver problemas.

Percebeu que dominar esse conhecimento pode ser uma forma eficaz de atrair e encantar seu público no mundo digital? Agora que você já entendeu a psicologia das cores, determine qual o objetivo da sua marca, quem são seus públicos e aplique todo esse conhecimento.

O texto te ajudou a melhorar seu posicionamento no meio digital? Ficou com alguma dúvida ou quer contar alguma experiência? O espaço dos comentários é seu!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

About