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Amplie conhecimento de sua equipe técnica com 10 dicas

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A espinha dorsal de um time de suporte técnico é o conhecimento. Funcionários com uma boa base teórica e prática do assunto darão mais agilidade e qualidade ao atendimento. Palestras, reuniões e ferramentas online são apenas algumas das ferramentas que podem ser usadas para qualificar sua  equipe. Confira a seguir 10 dicas para manter sua equipe técnica qualificada.

1.Faça workshops

Peça que os funcionários façam, por exemplo, uma apresentação de alguns minutos sobre um produto ou simulando uma situação.

2.Estabeleça parcerias

Procure instituições ou mesmo universidades da sua cidade que ofereçam cursos relacionados diretamente à área de atuação. A parceria pode ser um subsídio total ou descontos nas mensalidades.

3.Crie um manual

Para quem acabou de entrar é muito útil se puderem contar com um manual de consulta. Pode ser um documento baseado em situações antigas ou um mais simples de perguntas e respostas. O importante é que as informações estejam sempre atualizadas.

4.Promova reuniões de avaliação

Faça reuniões de avaliação periódicas. Elas não precisam ser tão formais ou em períodos pré-determinados (semanal, por exemplo). Pode ser uma simples conversa, quando sentir necessidade. Um bate-papo curto pode ser mais eficaz para passar a mensagem do que um encontro longo e formal.

5.Esteja aberto a sugestões

Promover o conhecimento nem sempre é algo de cima para baixo. O funcionário que está em contato direto com o cliente pode ter muito a acrescentar ao gerente. Seja acessível e esteja aberto a sugestões. Essas informações podem ser avaliadas e passadas ao grupo na próxima reunião de equipe.

6.Cultive um bom ambiente de trabalho

A primeira vista pode não parecer essencial, mas uma conversa entre amigos pode ser mais proveitosa do que sessões de palestras. Se a relação entre os funcionários é boa, com certeza trocarão conhecimento uns com os outros de maneira espontânea.

7.Abuse das ferramentas online

Sites populares de vídeo ou redes sociais são uma ótima maneira de fazer treinamentos interativos e de baixo custo. Passar a informação desse jeito pode ser mais divertido e envolvente. Softwares de gestão que permitem compartilhamento de conhecimento via web também são interessantes.

8.Estimule a interação entre experientes e novatos

Promova a troca de experiência entre os funcionários mais antigos com os novatos por meio de encontros. Quem já está na empresa há mais tempo vai se sentir prestigiado em poder passar o que sabe aos que estão chegando.

9.Forneça uma biblioteca

Monte uma biblioteca de livros e DVDs para os funcionários aumentarem a bagagem de conhecimento no tempo livre. A empresa pode fazer um investimento inicial nesse material e estimular que os funcionários contribuam na manutenção e renovação dos títulos.

10.Comunicação interna

Muitas vezes uma mensagem chega a uma pessoa e não chega a outra que estava do lado. Cada um tem uma maneira particular de percepção e assimilação da informação. Certifique-se de que a comunicação na empresa esteja funcionando e, se for preciso, adapte a forma como é feita para chegar a todos.

 

Saber difundir o conhecimento é parte essencial no processo de qualificação do suporte técnico. Como sua empresa tem se saído nessa área? Conte aqui nos comentários.

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