(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br
5 dicas para Acertar na Escolha de uma Empresa de Desenvolvimento de Software

5 dicas para Acertar na Escolha de uma Empresa de Desenvolvimento de Software

Uma dúvida bastante comum entre empreendedores é a decisão de escolher uma empresa de desenvolvimento de software ou contratar uma ou mais pessoas especializadas na área, para a gestão de TI do seu negócio. A contratação de uma equipe interna pode indicar algumas desvantagens, como a necessidade de investir na capacitação e no aperfeiçoamento desse time. Já no caso da escolha de uma empresa de desenvolvimento de software, essa opção se torna extremamente vantajosa, uma vez que não desvia de seu core business. Neste artigo, para que você entenda melhor como escolher uma empresa de desenvolvimento de software, listamos algumas dicas importantes para que essa decisão seja certeira.

Optar por uma empresa de desenvolvimento de software por meio do outsourcing se torna muito viável a médio e longo prazo. É uma opção mais econômica, onde tudo pode ser feito sem afetar a produtividade da equipe interna.

Quais os Cuidados ao Escolher uma Empresa de Desenvolvimento de Software?

1 - Analise a Experiência da Empresa

É preciso verificar se a empresa a ser contratada para desenvolver e implementar o software dispõe de profissionais especializados em solucionar problemas. Solicite alguns cases já desenvolvidos, alguns clientes atendidos anteriormente, pesquise sobre os profissionais que estarão envolvidos no seu projeto. Não é porque você está terceirizando um serviço que você não precisa conhecer os detalhes.

2 - Verifique a Compatibilidade de Objetivos

Ao concentrar os esforços na essência do negócio e terceirizar o desenvolvimento de operações, a empresa se livra de questões que envolvem tarefas puramente operacionais. Por isso, é fundamental escolher uma empresa de desenvolvimento de software cujos objetivos sejam compatíveis com os do negócio.

É importante destacar que essa escolha possibilita um sistema de gerenciamento de processos de alta qualidade. O ideal no processo de decisão é que a empresa fornecedora da solução tenha grande conhecimento na área.

3 - Defina o Orçamento Disponível

Esse ponto é óbvio, mas precisa ser sempre reforçado: você precisa trabalhar com o que tem. Definir o seu orçamento para desenvolvimento de software ajuda não só a escolher a melhor empresa dentro dessa limitação, como garante recursos para todo o relacionamento de criação e suporte do software. Inclusive, é importante separar despesas e investimentos dentro da TI para maximizar o dinheiro disponível. Dessa forma, não é preciso realocar recursos no meio de um projeto e comprometer alguma área específica da sua gestão.

4 - Defina as Dores que a Solução deve Atacar

Qual é o seu objetivo com esse futuro software? Você quer melhorar a produtividade no uso do sistema da empresa? Quer entregar um novo aplicativo para os clientes? Quer oferecer um novo serviço? Gerenciar melhor a nuvem? Definir seu objetivo e seu escopo é um passo importante para escolher a melhor empresa de desenvolvimento: uma que se encaixe nos seus valores, tenha expertise no tipo de software que você precisa e que saiba trabalhar com o perfil de usuário final da sua solução.

5 – Fique Atento na Elaboração dos Contratos

A elaboração de um contrato é uma fase crucial ao escolher uma empresa de desenvolvimento de software. Isso porque estabelecerá as regras do processo de criação do sistema. Além disso, é importante verificar quem vai trabalhar no projeto, conferindo a qualificação da equipe para saber se o processo realmente estará em boas mãos.

Optar pelo outsourcing de desenvolvimento de software pode poupar trabalho interno, facilitar os objetivos planejados e auxiliar no alcance de melhores resultados por meio da tecnologia, mas é preciso saber escolher a sua parceira de negócios.

--

Por fim, além dessas cinco dicas preciosas, vale ressaltar outros pontos importantes para que você acerte na escolha de qual empresa irá desenvolver seu software. Como ter em mente como manter esse software a longo prazo. Desenvolvedores podem trabalhar seguindo modelos diferentes: entrega contínua, pacote fechado, SaaS, suporte ativo etc. São muitas variáveis que podem influenciar no custo da solução e em como ela será implementada.

Também e não menos importante, a melhor parceria para a sua empresa vai ser aquela que, além de oferecer um bom serviço, não estoure seu orçamento e forneça apoio e suporte como você espera.

Adequar a sua escolha às suas expectativas é o fator chave do sucesso nessa contratação.

Se você está buscando uma parceria para o desenvolvimento de softwares, entre em contato com nossa equipe e conheça o trabalho da Teraware.

Atendimento via WhatsApp