(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br
5 dicas para o crescimento da sua empresa - Teraware Soluções em Software e Internet

5 dicas para o crescimento da sua empresa - Teraware Soluções em Software e Internet

O crescimento de uma empresa é ligado à capacidade dos empresários ou gestores se manterem atentos às mudanças do ambiente econômico e competitivo, estando sempre prontos para transformar o empreendimento quando necessário. Mas se engana quem pensa que isso é fácil! Muito pelo contrário, inclusive. Conseguir fazer essas conexões no momento certo depende de atitudes tomadas pelo empresário durante sua gestão. Curioso para saber que atitudes são essas? Então fique atento às 5 dicas para o crescimento empresarial que separamos para o post de hoje:

APOSTAR NA INOVAÇÃO

Muito se fala sobre a inovação, mas pouco se entende como de fato praticar a inovação dentro de uma empresa. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente de que não é preciso desenvolver um produto altamente tecnológico para ser inovador. Guarde desde já que absolutamente qualquer empresa pode inovar! Há diversos tipos de inovação que podem ser fonte de vantagem competitiva para seu empreendimento, indo desde inovação em produto, passando pelas inovações em processo e em marketing até chegar ao nível organizacional.

E o investimento não precisa necessariamente ser financeiro, viu? Separar um tempinho para organizar maneiras de se diferenciar já pode ser o começo de uma enorme transformação. Nesse contexto, uma prática de fácil implementação é usar técnicas de geração de ideias para identificar soluções inovadoras para um problema. Quanto mais ideias surgirem, maiores serão as chances de se chegar à inovação!

TRANSFORMAR CRISES EM OPORTUNIDADES

A princípio essa dica pode até parecer um grande clichê, mas a verdade é que usar um momento de crise para rever as estratégias da empresa pode realmente ser uma ótima oportunidade. Ao enfrentar dificuldades, o empresário passa a ter a chance de estudar a real precisão de focar em um novo nicho de mercado, testar outra estratégia de marketing ou modificar a abordagem ao cliente, por exemplo. Muitas empresas conseguiram sair vitoriosas em meio a crises porque aproveitaram para investir em inovação e se reinventarem. Vale a pena ao menos estudar as possibilidades, não concorda?

MONITORAR A CONCORRÊNCIA

Essa é uma importante dica para o crescimento de uma empresa: para fazer diferente dos outros, é preciso, antes de mais nada, saber o que e como os outros estão fazendo. E é por isso que o monitoramento da concorrência é tão importante para as empresas que querem crescer. Sabia que grande parte das causas de falência de empresas está relacionada à pura falta de conhecimento do seu ambiente? Já dizia Sun Tzu, no livro A Arte da Guerra, que se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de 100 batalhas.

INVESTIR EM GESTÃO AUTOMATIZADA

O micro, pequeno e médio empresário acaba se envolvendo bastante com atividades de rotina da empresa, como gestão financeira, de estoque, compras e muito mais, o que demanda muito tempo e grandes esforços, que poderiam ser utilizados em tarefas mais estratégicas e importantes para o crescimento da empresa. Investir em tecnologias que sirvam como suporte à gestão oferece ao empresário muitasvantagens, que vão desde a integração dos processos da organização até a disponibilização de informações para a tomada de decisões estratégicas.

PERDER O RECEIO DE ERRAR

O processo de crescimento da empresa não se dá da noite para o dia nem acontece sem qualquer tipo de erro. O impostante é ter ciência de que todas as experiências malsucedidas servem para armazenar uma quantidade valiosa de informações que eventualmente levarão ao sucesso. E isso acontece desde que a empresa tenha como prática recompensar práticas e mentalidades em vez de resultados, conseguindo incentivar os colaboradores a continuarem dispendendo esforços em busca de soluções, independentemente de essas tentativas darem certo ou não.

Viu como a diferença entre um empreendimento que consegue crescer e um que não consegue pode estar simplesmente na adoção de algumas boas práticas que levam à inovação? Então o que ainda está esperando para colocar nossas dicas em prática e partir rumo ao sucesso? Ficou ainda alguma dúvida? Deixe um comentário e compartilhe suas impressões conosco!

Atendimento via WhatsApp