(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br
A Importância de um Sistema de Gestão Educacional para Instituições de Ensino

A Importância de um Sistema de Gestão Educacional para Instituições de Ensino

Gerenciar uma instituição de ensino está longe de ser uma tarefa simples, afinal são diversos os pontos aos quais os gestores precisam ficar atentos para garantir seu bom funcionamento, por isso um bom sistema de gestão escolar é tão essencial. Com ele, é possível a sua equipe gestora otimizar os processos e serviços do dia a dia, tendo todo o tempo necessário para se dedicar às atividades acadêmicas, que são as mais essenciais dentro do ambiente de ensino.

Através desse tipo de sistema é possível manter todos os departamentos de sua instituição de ensino em consonância, com uma administração clara e efetiva. Porém, muitos gestores e profissionais de TI não sabem ao certo como fazer a escolha correta, o que pode acarretar em custos desnecessários na implantação da solução.

Se a sua equipe ainda não conta com um sistema de gestão educacional, que atua interligando todos os departamentos, nesse artigo vamos mostrar os pontos que comprovam sua importância. Além de algumas dicas de como escolher um software de qualidade, capaz de melhorar a rotina de toda a comunidade escolar.

Afinal, qual a importância de um sistema de gestão educacional?

Os gestores responsáveis pelas instituições de ensino precisam ficar atentos a todos os departamentos, administrando desde o pedagógico até o financeiro. Essa, sabidamente, não é uma tarefa simples de ser realizada. É necessário ter uma equipe preparada e o apoio de recursos tecnológicos desenvolvidos especialmente para esse segmento.

O sistema de gestão educacional é um ótimo tipo de recurso, projetado para facilitar a rotina dos gestores e também organizar e integrar áreas importantes das instituições.

Em tópicos, vamos mostrar alguns dos benefícios notados por quem trabalha com esse tipo de sistema:

 - Suporte na gestão acadêmica e pedagógica;

 - Controle de atividades administrativas e financeiras;

 - Recursos para comunicação com alunos;

 - Auxílio na captação e retenção de alunos;

 - Canais de relacionamento com o corpo docente;

 - Apoio no processo de tomada de decisões estratégicas, através de métricas precisas.

Nos últimos anos, por conta dos avanços tecnológicos, muitas instituições investiram no sistema de gestão educacional, mas até hoje é comum encontrar profissionais que não compreendem claramente sua importância e, com isso, não conseguem extrair o melhor que ele tem para oferecer.

Os benefícios citados anteriormente são obtidos quando a instituição adota um sistema de gestão educacional completo e que permite personalizar alguns pontos de acordo com suas necessidades.

Para que eles passem a fazer parte de sua gestão, confira o tópico a seguir, no qual falaremos sobre a importância de fazer a escolha da ferramenta de forma acertada.

Como escolher um sistema de gestão educacional?

Após conhecermos as principais vantagens oferecidas por um bom sistema de gestão educacional, é importante esclarecer que, para usufruir de todos esses benefícios, é preciso analisar muito bem o software antes de implementá-lo. Escolher um sistema a esmo ou não trabalhar em todo o seu potencial é uma atitude pouco efetiva.

Para que a escolha seja certeira, é importante que os gestores se reúnam com sua equipe de TI, para analisar os itens que a ferramenta precisa oferecer para um bom desempenho. Além disso, é fundamental analisar os seguintes pontos antes da contratação do sistema de gestão escolar:

 - Avaliar os benefícios oferecidos e a importância deles para sua instituição;

 - Analisar os feedbacks de outros clientes que já utilizam a plataforma;

 - Conhecer e esclarecer todas as dúvidas sobre o tipo de suporte prestado;

 - Verificar se existe treinamento para a equipe que utilizará o sistema de gestão.

Analise e faça uma boa escolha para otimizar processos!

Por fim, é essencial fazer um estudo prévio antes de adotar um software de gestão que atuará como aliado dos profissionais que trabalham em diferentes setores.

Dessa forma, a Teraware está à disposição das instituições de ensino para estabelecer parceria. Oferecemos ao mercado o TWEduc, um sistema de gestão educacional, que atende instituições de educação continuada, empresas que  oferecem treinamentos internos e instituições de educação básica e ensino superior. Uma plataforma, de onde é possível gerir seu negócio, da entrada de matrículas, gestão financeira, até o controle de presença em sala de aula.

Entre em contato conosco!

Atendimento via WhatsApp