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Mantenha seu cliente informado - Gestão em Pauta!

Mantenha seu cliente informado - Gestão em Pauta!

Atender bem ao cliente é uma das premissas para empresas que desejam se destacar no mercado. Infelizmente, na prática, não é bem assim que acontece, não é mesmo? Na maioria das vezes, profissionais despreparados atendem ao telefone ou respondem e-mails como se estivessem fazendo um grande favor, fornecem informações erradas ou, ainda pior, não fornecem informação nenhuma sobre a solicitação feita pelo consumidor. O resultado disso são clientes que ficam ansiosos e extremamente insatisfeitos.

Além de evitar esse tipo de situação, existem outras razões pelas quais você deve ter total atenção a isso. Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de manter o seu cliente sempre informado, confira agora o nosso post e fique por dentro:

DAR SATISFAÇÃO É BOM E O CLIENTE GOSTA

Imagine a seguinte situação hipotética: depois de muito procurar, você encontra o produto que queria. Na mesma hora, efetua a compra e aguarda ansiosamente pela chegada desse item. No entanto, ao tentar rastrear o produto, descobre que isso não é possível. Ou seja, você não tem a mínima ideia de quando – e se – ele chegará até sua casa. Isso é bem frustrante, não é mesmo? A mesma coisa acontece quando um cliente abre um chamado e não tem a mínima ideia como está o andamento do processo e até mesmo se sua solicitação será atendida. Por isso, informe-o em todos os estágios, desde o recebimento do contato até a resolução do problema.

DIMINUIR A ANSIEDADE DO SEU CLIENTE

Posicionar o cliente sobre o status em que se encontra a sua solicitação é algo positivo, não só para o consumidor, mas também para a empresa e para você. Quando o cliente recebe a informação que precisa, ele tem a sua ansiedade diminuída. Consequentemente, para de ligar a cada hora e sua equipe de atendimento terá bem mais tranquilidade para trabalhar outras demandas.

É PRECISO SER TRANSPARENTE

A pergunta que não quer calar: você deve informar o cliente sobre o andamento da sua solicitação, mesmo quando a informação não vai agradar a ele? A resposta é sim!

Fale a verdade sempre. É compreensível que o cliente fique chateado caso algo ruim aconteça, mas, acredite, o que não pode faltar no processo é comunicação. Além disso, considere que essa é a sua chance de se diferenciar de grande parte das empresas que existem no mercado, que fazem um péssimo atendimento.

Respire fundo e assuma, se for o caso, o que deu errado, seja um atraso no processamento da solicitação, problemas técnicos, etc. Pode acreditar, o cliente prefere ouvir uma justificativa – mesmo que não seja agradável – do que ficar sem retorno nenhum.

PREZE PELA OBJETIVIDADE E PROMETA APENAS AQUILO QUE PODE CUMPRIR

É muito importante dar um retorno objetivo para o cliente sobre a solicitação que foi efetuada. Deixe-o à parte se o seu pedido foi encaminhado para avaliação técnica, se está em andamento, se está sendo finalizado, etc.

Outro ponto importante é fornecer um prazo máximo para o cliente. Neste momento lembre-se de prometer apenas aquilo que é possível cumprir. Se você prometer um prazo, cumpra-o. Caso aconteça algum problema na execução, mais uma vez, entre em contato e informe o cliente. O fundamental aqui é não deixar que o consumidor fique sem informações em nenhum momento do processo.

A regra básica do bom atendimento é bem simples: atenda da mesma forma que você gostaria de ser atendido. Isto é importante para que você sempre forneça informações consistentes para o cliente, deixando-o ciente de todas as etapas do processo, desde o início da sua solicitação. Mantenha o cliente informado e ganhe um consumidor fiel.

Em sua experiência, você já vivenciou uma situação em que um problema foi contornado por manter o cliente informado? Compartilhe com a gente nos comentários.

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