(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br
Qual a diferença entre intranet e extranet? - Teraware Soluções em Software e Internet

Qual a diferença entre intranet e extranet? - Teraware Soluções em Software e Internet

Por incrível que pareça, ainda hoje há quem confunda intranet com extranet. Tudo bem que as palavras são mesmo parecidas, mas na prática os termos se mostram totalmente diferentes, com cada modelo de rede servindo para uma finalidade conforme a necessidade da empresa. Quer aprender de uma vez por todas a diferença entre intranet e extranet? Então fique de olho no nosso post de hoje:

RELEMBRANDO ALGUNS CONCEITOS

Comecemos por relembrar um conceito mais amplo, de internet. Aí é simples: computadores conectados coletivamente por meio de servidores de acesso formam uma rede mundial, conhecida como internet. Nesse contexto, tudo o que é acessado de modo público — sites, portais, blogs e redes sociais, por exemplo — por qualquer pessoa conectada à rede mundial de computadores é internet. E intranet e extranet nada têm a ver com isso.

INTRANET

intranet, por sua vez, é uma rede empresarial interna, ou seja, voltada exclusivamente para a comunidade de uma empresa. Por isso, só pode ser acessada pelas pessoas autorizadas e a partir dos computadores e dispositivos corporativos. Normalmente é usada para facilitar a comunicação interna por meio de um portal onde a direção da empresa disponibiliza comunicados, arquivos e dados para manter todas as pessoas envolvidas no negócio informadas e engajadas. Cada vez mais, as intranets assumem um formato de rede social, em que os usuários podem contribuir com informações, deixar comentários e colaborar entre si.

EXTRANET

Já a extranet pode ser entendida como uma extensão da intranet, ou seja, é a mesma rede usada na empresa que pode ser acessada pelas pessoas autorizadas de forma remota, a partir de outros locais. É extranet também quando a intranet é aberta para fornecedores e parceiros de negócios, a fim de facilitar o compartilhamento de arquivos ou a realização de trâmites — como pedidos e pagamentos, por exemplo.

ENTENDENDO AS DIFERENÇAS

Agora que já sabemos o que são intranet e extranet, vamos entender quais são as principais diferenças entre elas? São basicamente duas, relacionadas ao modo de gerenciamento da rede e ao controle do tráfego. Veja:

GERENCIAMENTO DE REDE

Na intranet, o gerenciamento de rede é exclusivo da empresa — rede local, LAN —, com servidores instalados na infraestrutura de TI interna. Já na extranet, a rede é gerenciada por todas as empresas que a compartilham, cada uma com seus respectivos servidores.

CONTROLE DE TRÁFEGO

Para a empresa, é muito mais fácil controlar o tráfego na intranet. Já na extranet, por mais que os usuários tenham que entrar com uma chave, o negócio não pode ter 100% de certeza de que os usuários externos não emprestarão seu login para outras pessoas, por exemplo. Daí a importância de proteger os arquivos que só podem ser vistos pelos funcionários, deixando visíveis apenas os que podem ser compartilhados.

Como você deve ter reparado, as diferenças entre intranet e extranet estão mais relacionadas às formas de uso do que a técnicas propriamente ditas. Assim, o que define quando é uma intranet e quando é uma extranet é, na verdade, a finalidade da rede.

E na sua empresa, usa-se a intranet, a extranet ou ambas? Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe aqui um comentário e compartilhe seus questionamentos e suas experiências conosco!

Atendimento via WhatsApp