COMERCIAL: 51 3061 1315 / ATENDIMENTO: 51 3061 2550 > Suporte

Criação de sites: entenda o que é um bom design

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O design de um site é, provavelmente, um dos aspectos mais relevantes a se levar em consideração na estratégia de atrair e fidelizar os visitantes. É essencial ter um design atrativo, ainda mais considerando a quantidade de ruídos que interferem na atenção do usuário na internet. Assim que o visitante chega à página, ele estuda toda a estrutura, o arranjo de cores, as imagens, as formas e o conteúdo de maneira muito rápida, como se fosse um verdadeiro scanner.

Em suma, caso o seu site não possua os requisitos mínimos para reter a atenção dos visitantes em questão de segundos, você terá muita dificuldade para conquistar audiências, mesmo com conteúdo de qualidade. Confira, a seguir, a importância de um bom design na criação de sites!

Slogan

Uma boa prática é dizer imediatamente aos visitantes qual é a razão de ser da sua empresa. Um slogan abaixo do logotipo e na descrição da página costumam exercer um impacto significativo.

É claro, nem sempre é uma tarefa simples resumir numa expressão todo o propósito da empresa, contudo, quando se tem sucesso na elaboração de uma frase enérgica, os resultados são excepcionais.

Responsividade

Ter um design responsivo significa dizer que o site se adapta as diferentes plataformas: smartphones, tablets e computadores. Atualmente, é fundamental que a visualização seja perfeita em cada um desses dispositivos.

Afinal, você não quer que todos os seus esforços em design, layout e conteúdo se percam por incompatibilidades tecnológicas, não é mesmo? Leia nosso artigo sobre o design responsivo e saiba como atender satisfatoriamente a todas as plataformas.

Organização

No momento da criação de um site, deve-se ter em mente que os visitantes chegam ao portal com uma ou várias perguntas na cabeça, e a empresa deve ter a sensibilidade de perceber exatamente qual é esse conteúdo que os visitantes procuram. É fundamental permitir que os internautas acessem a informação que desejam com um ou dois cliques.

Nada desestimula mais os visitantes do que consultar inúmeras páginas de um website e não encontrar aquilo que buscam. As opções de menu, as tags e caixas de pesquisa são fundamentais e devem simplificar o acesso à informação importante. Inclua, em cada página, um link para a “home” — assim, com apenas um clique, os internautas serão direcionados para a página principal e podem continuar navegando.

Visualização

É importante, ainda, incorporar tamanhos de letra suficientemente grandes e imagens que expressem aquilo que se aborda no site. Entretanto, é bom ter atenção para desenvolver elementos visuais úteis e não uma fonte de distração.

Os materiais visuais incluem fotos, ilustrações, imagens de produtos, elementos gráficos que organizam categorias diferentes de produtos ou até mesmo a apresentação de mapas com coordenadas para chegar à sua loja. Mas cuidado: tudo isso deve ser estudado para agregar à experiência do usuário, não o contrário.

Profissionalismo

Caso você não seja um especialista em web design, não tem problema: contrate um. Não é nem um pouco recomendado criar um site com aparência amadora, pois isso pode comprometer muito a sua credibilidade. Em vez de atrair, um site mal construído afasta os clientes.

Se a sua empresa tem orçamento reduzido, o ideal é utilizar modelos de páginas pré-configurados. Com isso você perderá muito menos tempo e os resultados serão bem melhores.

Requisitos

Convém dedicar algum tempo na determinação de quais as tecnologias mais adequadas e quais não se aplicam. Por exemplo, a criação de sites em tecnologia Macromedia Flash — que oferece recursos de animação e gráficos complexos — pode apresentar um design agradável.

Entretanto, o recurso não vale muito a pena e deverá ser descartado se os usuários tiverem uma conexão de internet lenta. Estude seu público alvo e defina, a partir de suas características, o estilo e as ferramentas do seu site.

Viu como o design é relevante no processo de criação de sites? Assine nossa newsletter e se mantenha e a par das novidades em tecnologia!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

About