COMERCIAL: 51 3061 1315 / ATENDIMENTO: 51 3061 2550 > Suporte

Design UX: tudo o que você precisa saber sobre User Experience

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Sabe aquelas expressões “eu sei mas não sei explicar” ou “não estou ligando o nome à pessoa”? Provavelmente, você se sente dessa forma quando ouve o termo design UX, não é mesmo?

Cada vez mais, o conhecimento sobre a experiência do usuário vem se tornando peça fundamental para que as estratégias digitais apresentem os resultados esperados. Pensando nesse contexto, preparamos esse post para que você fique por dentro de tudo o que precisa saber sobre design UX. Confira!

O que é design UX?

Antes de mais nada, precisamos saber o que é experiência do usuário, que nada mais é do que o nível de satisfação do consumidor ao usar algum sistema ou produto. Dentro desse âmbito, há o design de experiência do usuário, ou design UX, que é uma área mais específica responsável pelos aspectos de interação desse consumidor com esse sistema ou produto, como apelo estético e visual, diagramação e arquitetura da informação.

O principal objetivo do user experiance design (UX design), termo em inglês, é tornar memorável a experiência do cliente com a marca. Dessa forma, quanto mais efetivo for o design UX, mais as necessidades dos usuários serão atendidas e, consequentemente, mais satisfeitos eles estarão.

Por exemplo, quando um cego utiliza um sistema programado especialmente para facilitar sua leitura devido à sua condição, ele se sentirá muito mais motivado a continuar ou a voltar em seu site.

Qual a diferença entre design UX e design UI?

Apesar desses termos possuírem uma relação simbiótica, na qual ambos se beneficiam um do outro para atingir seus objetivos, eles possuem abordagens bem diferentes.

Enquanto o design UX está relacionado ao lado emocional do cliente, ou seja, no modo como ele vai se comportar a utilizar uma determinada plataforma digital, o design deinterface do usuário está relacionado ao meio pelo qual o usuário controla e interage com essa plataforma.

Por exemplo, o usuário interage com um determinado dispositivo utilizando menus ou botões. Assim sendo, o user interface design (UI design), termo em inglês, é o meio pelo qual esse usuário alcançará sua experiência de uso.

Por que design UX é importante?

Imagine a seguinte situação: você planejou minuciosamente sua loja virtual e está na hora de colocá-la no ar. No entanto, você negligenciou a contratação de um designer que entendesse de UX e seu site saiu uma verdadeira bagunça, sem nenhum caráter visual e com as informações todas truncadas. Assim sendo, você realmente acha que atrairá ou reterá algum cliente? Definitivamente, não.

Por isso, é muito importante que seu sistema ou produto tenha passado por um processo de design de experiência do usuário completo, de forma que as necessidades desses clientes sejam todas atendidas.

Uma verdadeira experiência do usuário é ir além de encontrar a melhor solução do problema — é levar em consideração fatores como a acessibilidade, a usabilidade, a utilidade, a percepção e a eficiência, de maneira que se defina o quê, para quem e como esse problema será resolvido, de forma a prevalecer o fácil entendimento e a satisfação do usuário ao utilizar determinado sistema ou produto.

Agora que você está dominando o assunto de design UX, está pronto para pôr em prática mais essa habilidade? Se ainda houver qualquer dúvida, não deixe de comentar!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

About