COMERCIAL: 51 3061 1315 / ATENDIMENTO: 51 3061 2550 > Suporte

Entenda a importância do layout responsivo para seu site

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Você conhece e acessa com frequência o site de uma empresa pelo notebook mas, quando vai visitá-lo pelo tablet ou smartphone, se depara com uma experiência surpreendentemente negativa?

Isso acontece porque a empresa não desenvolveu um layout responsivo para seu site, ou seja, um layout que se adapta às plataformas mobile ou desktop de acordo com o tipo de aparelho em que o visitante estiver. Assim, o conteúdo está sempre disposto de maneira organizada, permitindo uma experiência de navegabilidade agradável e dinâmica.

Ao contrário do que muitos pensam, o layout responsivo não é mais caro e nem pode ser cobrado de forma extra — ele é simplesmente uma forma de se desenvolver, ou melhor, a correta maneira de se criar um site. Ter um site com layout responsivo pode significar um grande incremento de vendas para sua empresa.

Por isso, saiba mais sobre o assunto no post de hoje, invista e veja seus números crescerem!

A explosão dos dispositivos móveis

Nem tudo são flores no layout responsivo: se por um lado o produto final funciona bem e é perfeitamente ajustável, independente da plataforma utilizada, por outro, isso significa que o processo de desenvolvimento deu muito trabalho. Somente em variação de tela, há uma infinidade de formatos que podem ser um desafio — mesmo com a existência dos breakpoints, espécie de padrão que delimita os menores e maiores parâmetros.

Mesmo assim, é essencial dar a devida atenção aos dispositivos móveis. É fácil perceber que o crescimento no uso de smartphones e tablets é vertiginoso e, em muitos casos, o único meio de acesso à internet de muitas pessoas e famílias. Portanto, não levar os dispositivos móveis em consideração na hora de desenvolver seu site é garantia de que você oferecerá uma experiência de uso em um nível pouco satisfatório.

A arquitetura da informação

Muito além dos códigos de programação está a arquitetura da informação, intimamente ligada à forma com que seu conteúdo é apresentado aos clientes. Ela leva em conta a forma como os dados são classificados, o que vai dentro de cada item de menu, o que deve estar visível na página inicial, entre muitos outros elementos.

A arquitetura da informação considera que uma boa estrutura é aquela que consegue construir um sistema de navegação agradável e que ofereça uma boa experiência. Essa é, justamente, a alma do layout responsivo: seu público quer acessar seu conteúdo de diferentes lugares e, portanto, é preciso oferecer uma boa navegabilidade para todos eles.

As diferenças entre layout responsivo e não responsivo

Menu

Na versão para mobile de um site responsivo, temos um menu dropdown, no qual o visitante clica para ver as opções disponíveis. Enquanto isso, no desktop, seus itens são explanados de forma aberta. Em um site não responsivo, ele é apresentado da mesma maneira em qualquer forma de acesso.

Imagens e textos

As imagens e textos precisam ser apresentados da forma minimalista e harmônica. Assim, quando o usuário acessar de uma plataforma mobile, esse conteúdo será o foco do site — sem precisar competir por espaço e atenção com outros elementos. Usar fontes rebuscadas em telas pequenas pode confundir os leitores.

Cores

As cores são extremamente importantes em um projeto de layout responsivo, pois ajudam a complementar a informação que você está passando textualmente. Mais uma vez, é importante investir no minimalismo e na harmonia, escolhendo cores que não roubarão a atenção do seu conteúdo.

O layout responsivo é uma estratégia que transforma seu site em uma poderosa arma de negócios. Com ele, o cliente poderá encontrar as informações que precisa em qualquer lugar e a qualquer hora, independente da plataforma que está utilizando. Além disso, o layout responsivo garante uma experiência de uso extremamente satisfatória, levando você a ganhar pontos positivos perante sua concorrência.

E então, o que você está esperando para desenvolver um layout responsivo para o site da sua empresa? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

About