COMERCIAL: 51 3061 1315 / ATENDIMENTO: 51 3061 2550 > Suporte

O que preciso fazer para implementar um ERP que dê resultados?

6 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 6 6 Flares ×

Os sistemas ERP são formas eficientes de automatizar boa parte das operações de sua empresa, sejam elas em RH, contabilidade, projetos ou compras. Eles possuem características diferentes dos softwares desenvolvidos internamente, pois foram feitos para atender múltiplos clientes e suas necessidades. Dessa forma, é possível conseguir um software complexo, embora genérico, e adaptar seu uso pensando na lógica da sua empresa.

Por isso, implementar um ERP pode ser uma excelente alternativa para aumentar o controle sobre cada etapa de produção, garantir a atualização tecnológica de seus profissionais e reduzir custos em TI. E um dos grandes desafios em seu uso está na implementação correta da tecnologia; mas não termina por aí.

Treinar sua equipe para utilizar esses sistemas e garantir que seus dados provêm de fontes confiáveis são preocupações que devem estar sempre no escopo de gestores. Confira, a seguir, algumas dicas para implementar um ERP que dê resultados em seu escritório. Continue lendo!

Planejamento

O principal benefício dos sistemas ERP é a capacidade de integrar sua empresa, garantindo a automatização de processos que, antes, poderiam ser mais complexos. Uma venda feita por seu departamento comercial gera uma ordem de serviço ou produção que é automaticamente enviada para o setor responsável, permitindo que se planeje, controle e otimize a produção com menos gargalos ao longo do caminho.

Na hora de implementar um ERP em sua empresa, o planejamento será crucial, pois ele vai mudar a forma como você faz negócio e reestruturar processos internos. Será necessário, então, certificar-se de que o sistema ERP escolhido dá conta do recado e é capaz de entregar com eficiência seus processos. Portanto, entender as tarefas que sua equipe desempenha e o fluxo de trabalho será essencial para facilitar essa escolha.

Avaliação de custos

Outro ponto chave na hora de escolher o ERP certo para o seu negócio é avaliar os custos do software, que depende de licenças de propriedade intelectual de terceiros. Sua implementação precisa avaliar não apenas o custo de aquisição, mas também o tempo que sua equipe levará para se acostumar a ele, além de treinamentos e consultorias para que a transição seja suave para todos.

Implementação e trabalho de equipe

Trabalhar o uso do ERP com sua equipe vai garantir o sucesso dessa empreitada. Descubra os profissionais que podem ser líderes no processo de implementação; procure aqueles que estão na empresa há mais tempo, que têm facilidade com tecnologia e conhecem bem seus processos a ponto de poder treinar os novatos. Inclua-os na tomada de decisões e aproveite seus insights para fazer as adaptações necessárias ao seu negócio.

Quando da implementação de um ERP, é necessário estimar o tempo que será gasto nesses treinamentos para que seu fluxo de trabalho não seja prejudicado ao longo das semanas em que os profissionais se acostumam com o novo sistema. E esses profissionais terão papel de liderança na hora de coordenar o treinamento dos demais colaboradores.

Cuidado na inserção de dados

Sistemas ERP são tão bons quanto os dados que carregam, então a inserção de informação precisa deve ser prioridade de sua equipe. Esperar para corrigir falhas ao longo do caminho é a receita de um desastre, pois qualquer erro inesperado pode influir negativamente em sua cadeia produtiva. Integrar informações, padronizar os métodos de entrada e garantir sua precisão é o que trará bons resultados na hora de implementar um ERP.

Agora que você sabe o básico para implementar um ERP bem-sucedido, é hora de conhecer os erros mais comuns em sua adoção. Confira sete erros que sua empresa não quer cometer na implementação de um ERP!

6 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 6 6 Flares ×

About

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *