COMERCIAL: 51 3061 1315 / ATENDIMENTO: 51 3061 2550 > Suporte

Você já ouviu falar em arquitetura da informação?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A arquitetura da informação é um conjunto de conhecimentos específicos que cuida da organização do conteúdo, tornando qualquer site mais navegável, intuitivo e amigável ao usuário.

Ou seja, os arquitetos da informação atuam essencialmente da estrutura do produto, definindo quais são os dados mais relevantes, as estratégias para que as buscas sejam eficazes e como é a base informacional de uma plataforma digital. É uma das fases mais importantes de uma construção online, pois vai determinar todos os próximos passos e o resultado final do produto.

Qual a importância da arquitetura da informação

Nos dias de hoje, já podemos dizer que se uma marca não existe online, ela não existe. Com os avanços tecnológicos e a simplicidade para se acessar a rede, através de gadgets cada vez mais modernos e completos (tablets, smarthphones, e-readers e por aí vai), a presença virtual de uma marca pode determinar o seu sucesso ou fracasso.

É preciso cuidar, antes de tudo, para que a experiência do usuário seja a melhor possível: ele precisa encontrar tudo o que procura, entender como navegar, se orientar e memorizar as informações básicas da empresa.

Para entender melhor a importância e os impactos de uma boa arquitetura da informação, confira abaixo quais são os sistemas de orientação.

Sistema de Organização

É a área da arquitetura de informação responsável pela categorização e agrupamento do conteúdo. É aqui que o profissional responsável precisa pesquisar, conhecer e entender as preferências e hábitos do público, para que suas decisões sejam coerentes e satisfatórias aos usuários do site.

É importante definir o que se encontra na página inicial, quais são os submenus e as categorias de produtos de uma loja online, por exemplo.

Sistema de Navegação

É o sistema que determina quais são os possíveis caminhos para a navegação. É a hora de organizar como funcionaram os hyperlinks (os textos clicáveis que nos levam para outras páginas), e de cuidar para que os usuários consigam a informação necessária com o mínimo de cliques possível. Quem nunca passou pela experiência de desistir de encontrar algo no meio do caminho, de tão complexa e cheia de camadas que era uma navegação?

Sistema de Rotulação

Nessa etapa, as informações precisam ser rotuladas para os usuários. Elas devem ser simplificadas para que os menus, botões e setas indicativas sejam facilmente compreendidas e os comandos possam ser dados de forma intuitiva. É preciso escolher termos e símbolos que fazem parte da rotina de todos, para que não se perca tempo durante a navegação.

Sistema de Busca

Por último, o sistema de busca estrutura todos os possíveis tipos de pesquisa que podem ser realizados na plataforma. Quais são as perguntas, como elas podem ser construídas e, principalmente, como os resultados são apresentados. Ao prever erros de digitação e converter para a palavra correta, por exemplo, o arquiteto de informação auxilia a navegação e o usuário.

Uma boa arquitetura da informação é o primeiro passo para um site bem resolvido, estruturado com competência e muito funcional. E são os sites assim que ficam na memória do usuário – é para lá que eles sempre voltam, é dali que eles consomem, é a marca dona do espaço virtual mais interessante que vai ser lembrada, mencionada e escolhida.

Portanto, é essencial prever essa etapa em qualquer processo de desenvolvimento e, claro, trabalhar com profissionais qualificados e preparados para o desafio.

E então, entendeu o que é arquitetura da informação? Como você tem aplicado esses conceitos no seu site? Compartilhe sua experiência nos comentários!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

About