(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br Teraware Soluções em Software
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O canal Empresários de Sucesso TV, tem como objetivo apresentar empresários de diversos setores, que através de suas empresas e ideias inovadoras ganharam destaque junto aos consumidores.

No último mês de fevereiro foi a vez de Pedro Godinho, fundador e CEO da Teraware Soluções em Software e Internet.

O vídeo completo pode ser conferido abaixo:

https://youtu.be/tVR2e0sww4s

  * De início, Pedro começou contando sobre a criação da Teraware, como surgiu esse projeto de sucesso.

 Pedro Godinho: Desde pequeno tive o sonho de ser empreendedor e deixar minha assinatura no mundo. Através do empreendedorismo achei um caminho que pudesse impactar empresas atendidas e colaboradores que participam nos projetos e transformações que a teraware faz no mercado. 

Inicialmente a teraware surgiu focada em trabalhar em sistemas de gestão (ERP), atendendo nichos de educação, indústria e help desk. Com o tempo fomos criando projetos em outros segmentos. Nesses 10 anos de mercado, estamos inseridos em diversos segmentos, com vários cases funcionando no mercado. 

* Logo após, o apresentador indagou qual a importância da teraware para as empresas, para seus clientes.

 Pedro Godinho: Na verdade, sempre falo que a Teraware é uma empresa de tecnologia, ela fornece a tecnologia e o expertise na construção dos projetos e as empresas entram com seu conhecimento de negócio, no dia a dia. Tem empresas que são bem específicas no seu negócio, então, juntando as duas coisas, vira um casamento onde o objetivo maior é uma relação duradoura, uma relação de ganha-ganha entre as partes. Em cada projeto implementado, nós ajudamos os clientes a permanecerem mais tempo no mercado, ganhando vantagem competitiva. Basicamente temos a união de tecnologia da Teraware e a regra de negócio das empresas atendidas.

 * Depois de responder sobre a importância da Teraware, Godinho falou sobre cases de sucesso.

 Pedro Godinho: Hoje atuamos fortemente em várias áreas, estamos inseridos em educação, indústria, serviços jurídicos e tributários, instituições financeiras e serviço público. Dentro dessas áreas fizemos alguns cases ao longo dessa trajetória.

Por exemplo, um sistema para gestão tributária, com gerenciamento de escritório jurídico; temos também outro software para cálculo de aposentadoria do servidor público; um software de gerenciamento de protocolos da Anvisa; e ainda um sistema para educação continuada que atende todos os municípios do Rio Grande do Sul, onde, através desse software, surgiu um novo produto da Teraware, que se chama TWEduc. Ele é focado em atender instituições de ensino. 

 Assim, a Teraware transita em várias áreas. Em cada área a gente tem vários cases para ilustrar. 

* Pedro também foi perguntado sobre o diferencial da Teraware.

 Pedro Godinho: Temos um mantra aqui na Teraware, nós não criamos produtos e serviços para a Teraware, sim para nossos clientes. Então o primeiro ponto chave do negócio é escutar o cliente. A gente precisa saber quais são as dores do cliente, o que ele precisa, qual a solução que vai melhorar o negócio dele cada vez mais. 

 Esse é o ponto chave, escutar o cliente, identificar a dor pra poder dar exatamente o que ele precisa. Nosso diferencial nesse processo é que construímos um projeto customizado conforme a necessidade dele. A gente escuta esse cliente e vai desenvolver soluções específicas para ele. 

 E no mercado existem muitas soluções prontas, que o cliente compra e precisa se adaptar a essa ferramenta. Muitas vezes as empresas não usam 100% da ferramenta,. Nós acabamos projetando uma solução para esse cliente, de forma integrada, escalável, conforme sua imagem e semelhança. Então esse é o nosso diferencial, criar uma solução junto com o cliente, customizada, uma solução tecnológica. 

* Por citar que a Teraware auxilia gestores através de suas soluções, Pedro foi indagado sobre qual o principal problema de gestão encontrado nas empresas. 

Pedro Godinho: Na verdade é o seguinte, nesses 10 anos de empresa e mais de 20 na carreira de tecnologia, temos uma frase muito utilizada: não se pode controlar o que não se mede. Muitas empresas têm uma gestão, um tempo de mercado, um histórico onde esses dados não são utilizados para ganhar uma atração, uma vantagem competitiva em cima das outras empresas.

 O que eu sempre digo para as empresas é a seguinte questão, todos os processos da empresa, do início ao fim, devem ser monitorados. Desde uma publicação numa rede social, até tendências de consumo do cliente. Essas ferramentas que a Teraware trabalha vem para auxiliar na medição desses dados, dando uma visão 360° para as empresas, onde as empresas podem tomar decisões em cima de dados. Hoje em dia, com a pandemia, se não tivermos dados para tomar decisões, não vamos sobreviver três ou quatro meses.  

* Por fim, Pedro Godinho falou sobre os projetos de expansão da empresa. 

Pedro Godinho: A teraware em 2020 iria abrir uma filial em Santa Catarina, mas adiamos devido a pandemia. Em termos de expansão comercial, o foco agora é abrir essa sede em SC e outra em SP, buscando mais aproximação com o cliente, pois hoje atendemos clientes do Brasil todo, por isso é importante uma sede para mantermos essa aproximação. Em nosso roadmap de produtos, temos uma carteira de produtos relacionada à inteligência artificial, então estamos especializando áreas dentro da empresa, para cada vez mais criarmos soluções tecnológicas para nossos clientes, com foco sempre no auxílio da gestão empresarial.

 

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O ensino a distância é uma das modalidades do meio educacional que mais cresce atualmente. Com a pandemia de Covid-19 ainda em curso e o distanciamento social sendo uma necessidade, o ensino a distância é realidade para todas as instituições de ensino e organizadores de cursos. Informações recentes dão conta de que o número de matriculados em algum curso de EAD já ultrapassa 3,8 milhões, isso antes da pandemia.

Esse crescimento não é coincidência. Impulsionadas pelos preços, flexibilidade, novas tecnologias voltadas para criação de plataforma EAD e pelo modelo de ensino inovador, cada dia mais, as pessoas estão procurando por cursos e certificações online. Estima-se que em 2023 a modalidade de ensino a distância irá representar mais da metade do ensino no Brasil, com a expectativa de que 51% dos estudantes estejam matriculados em cursos a distância.

Assim, considerando esse enorme mercado em expansão, produtores de vídeos e especialistas em diferentes tipos de conteúdo ganham uma excelente oportunidade de negócios. Até porque, criar um curso e vender conteúdo pela internet hoje não é mais uma tarefa tão complicada. Porém, um ponto que sempre vem à tona e pode acabar gerando muitas dúvidas é a plataforma EAD, onde existem diversas opções. É importante saber escolher uma que seja adequada às expectativas e às necessidades do projeto.

Afinal de contas, você sabe o que é de fato a plataforma EAD e como ela pode impactar no sucesso de um negócio? É isso que vamos ver neste artigo. Aqui, você vai entender um pouco mais sobre essa tecnologia.

O que é uma Plataforma EAD e como Ela Funciona?

Se você já fez algum curso online ou já cursou alguma matéria à distância, seja na faculdade ou em um curso preparatório, provavelmente já conhece o básico sobre plataformas EAD. Chamadas de SGA (sistema de gestão acadêmica) ou AVA (ambiente virtual de aprendizagem), as plataformas de ensino EAD são pensadas e desenvolvidas para proporcionar um ambiente de aprendizado completo para os estudantes da modalidade a distância. Às vezes, até mesmo cursos presenciais acabam usando esse tipo de plataforma EAD como apoio acadêmico. Dentro delas, normalmente é possível disponibilizar conteúdos, exercícios, fazer avaliações e até mesmo criar discussões por meio de fóruns e grupos para facilitar a interação entre os professores e alunos.

Uma plataforma EAD é a tecnologia responsável por gerir toda parte que cabe ao ensino e ao aprendizado e, também, a comunicação entre professores, tutores e alunos. Porém, é importante entender que nem todas as plataformas são completas, algumas precisam ser integradas a outros tipos de ferramentas e tecnologias.

Quais os Benefícios de Investir em uma Plataforma EAD?

Uma das principais vantagens de investir em uma plataforma EAD é a simplificação de processos. Imagine: você trabalha com ensino a distância, treinamentos corporativos ou educação corporativa, precisa se preocupar muito com a parte mais importante, que é o conteúdo e as aulas. A partir disso, pense então em ter que pensar também na hospedagem, funcionamento, encoding, segurança, distribuição e outros aspectos técnicos desse conteúdo.

O que parece ser um quebra-cabeça, uma plataforma profissional de EAD pode dar ao gestor a tranquilidade de focar no conteúdo e saber que a parte técnica está sob controle. Além disso, ainda pode ajudar a cortar custos, afinal, se a plataforma já está pronta para ser personalizada, elimina a necessidade de contratar técnicos, desenvolvedores, designers e outros profissionais para construí-la do zero.

Então, dentre os maiores benefícios, a contratação de uma plataforma EAD é o primeiro passo para melhorar os processos do ensino a distância e torná-lo escalável, possibilitando que seu negócio cresça e alcance públicos cada vez maiores.

E como Escolher uma Boa Plataforma EAD?

Para que você faça uma boa escolha em termos de plataforma EAD, é preciso levar em conta uma série de fatores. Na sequência, vamos falar um pouco sobre alguns dos mais importantes:

Hoje, grande parte das pessoas já acessa a internet por meio de dispositivos móveis e usa aparelhos como smartphones e tablets para otimizar sua rotina de estudos e poder se desenvolver de forma mais simples e flexível. Portanto, um ponto muito importante na hora de escolher sua plataforma EAD é verificar se ela é responsiva. Uma boa plataforma será capaz de apresentar uma boa usabilidade e entregar uma boa experiência aos usuários independentemente do tipo de dispositivo em que é acessada.

Como citamos, muitas vezes uma plataforma EAD não é capaz de sustentar um negócio por si só. Ela precisa ser integrada com outras ferramentas e tecnologias que sejam capazes de deixá-la mais completa e utilizável. Exemplos de algumas dessas tecnologias são uma plataforma de vídeos, um site ou media center, sistemas de pagamento, gestão e outros.

Por isso, antes de se decidir por uma plataforma, verifique se ela atende a todas as suas necessidades em termos de integração e se isso pode ser feito de forma simples e rápida, sem que você precise de uma equipe grande ou muito conhecimento técnico. Lembre-se: isso vai ser essencial.

Para ter sucesso com seu negócio, é importante que você fortaleça sua marca e consiga entregar uma experiência personalizada aos seus alunos e/ou colaboradores. Por isso, é muito importante que sua plataforma EAD também seja customizável e permita desde as edições simples, como inserção de logo e mudanças de cor, até as mais complexas.

Esse é um outro ponto ao qual você deve ficar bastante atento, pois o ideal é que você consiga fazer essas alterações de forma simples. Afinal de contas, não é interessante que você precise contratar um desenvolvedor a cada vez que quiser mudar uma cor ou ícone em sua plataforma.

E claro, a estabilidade é um fator importantíssimo para plataformas EAD. Uma experiência com travamentos ou uma plataforma que fica fora do ar frequentemente, pode trazer uma frustração muito grande tanto para alunos quanto para professores. Por isso, investir em uma plataforma que se preocupa com a estabilidade e garante que o curso estará no ar independente do dispositivo ou da hora que ela é acessada é muito importante para o sucesso de cursos EAD.

Em suma, o ensino a distância já está tão presente em nossa realidade que não deve mais ser considerado o futuro da educação, mas sim, o presente. Nos últimos anos, o número de pessoas matriculadas em cursos EAD quadruplicou, e a tendência é que esse mercado cresça ainda mais. Por isso, se você tem uma mente empreendedora e quer começar a ganhar dinheiro com o seu conteúdo, esse é um excelente momento para começar seu negócio.

TWEduc | A Plataforma EAD Completa

Mais que uma Plataforma EAD, a TWEduc é uma ferramenta de gestão completa, onde é possível gerir todo o negócio, da entrada de matrículas, gestão financeira, loja virtual, até o controle de presença em sala de aula.

Conheça a Solução 360º que desenvolvemos, totalmente web e pronta para ser utilizada em todos os segmentos do ensino.

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Por que Contar com um Software de Gestão de Projetos?

Todo Gerente de Projetos sabe que é possível controlar tudo através de papéis e planilhas eletrônicas, assim como também sabe que contar com um Software de Gestão de Projetos para centralizar o planejamento é um ganho estupendo na otimização de tempo e aumento de eficiência.

O Gerente de Projetos precisa contar com todo o suporte possível para tomar as melhores decisões e assim conduzir com sucesso seu projeto. Nesse artigo vamos nos aprofundar um pouco mais no funcionamento do Software de Gestão de Projetos e como ele pode ser útil dentro de uma organização.

São Três as Vantagens Principais de um Software de Gestão de Projetos 

Controle Total do Projeto

Utilizar um software de gestão de projetos significa maior controle sobre o projeto como um todo. Painéis, gráficos e relatórios municiam o gerente sobre o andamento do projeto, com análises avançadas e informações precisas. Além disso, o gestor pode facilmente acompanhar as atividades de todos da equipe, sabendo como está o andamento individual e geral.

O controle financeiro também é otimizado, pois o software de gestão de projetos conta com ferramentas para gestão dos custos. Assim ele é muito mais eficiente que o controle por planilhas, sujeito a diversas limitações, que vão desde coisas básicas, como não permitir dois acessos simultâneos, até problemas maiores, como falta de organização e funcionamento complexo.

Comunicação Plena

Um software de gestão de projetos ajuda na comunicação de todos os envolvidos no projeto. Como todos utilizarão o mesmo software, isso permite que estejam cientes, em tempo real, das atividades que estão sendo desempenhadas e dos detalhes sobre o andamento do projeto.

Os envolvidos podem ter acesso aos prazos, processos e prioridades.

Organização de Tarefas e Recursos

Grandes projetos tendem a se tornar uma grande pilha de desorganização quando não são bem controlados. Um software de gestão de projetos impede que isso aconteça, pois ele possui ferramentas que ajudam a organizar o fluxo das atividades dentro de um projeto ou trabalhar com vários projetos simultâneos.

Quais as Funcionalidades um Bom Software Precisa Ter?

As vantagens descritas anteriormente só podem ser alcançadas com as seguintes funções:

Ferramentas para Organização

Uma funcionalidade indispensável para um software de gestão de projetos é oferecer ferramentas para organização. Como você vai trabalhar com diversos projetos simultâneos, é preciso haver um bom controle sobre o andamento das atividades de cada um deles.

A organização pode ser, por exemplo, através do uso de metodologias ágeis.

Ferramentas para Gerenciamento de Tempo

Atrasos nunca são bem-vindos. Por isso, parte importante de gerenciar um projeto é garantir que seu cronograma siga dentro do planejado. Um bom software de gerenciamento de projetos deve conter ferramentas que auxiliem no controle do cronograma, como um contador de tempo para cada tarefa e colaborador.

Assim, o gestor fica sabendo quantas horas foram gastas por cada membro da equipe em cada atividade, quais atividades demandaram mais horas, e relacionar isso com o controle financeiro.

Ferramentas para Comunicação

Parte imprescindível para que um projeto seja bem-sucedido é que haja comunicação. Às vezes, essa comunicação é dificultada porque os indivíduos envolvidos podem estar a distâncias muito longas ou ter horários de trabalho distintos.

Um software de gestão de projetos pode ajudar se ele oferecer ferramentas para comunicação entre a equipe, como chats, comentários nas atividades, a possibilidade de marcar outro usuário em uma tarefa, por exemplo.

Funcionamento em Nuvem

Para que não sejam necessárias instalação e manutenção de um software hospedado no seu servidor, o ideal é que você utilize um que possua funcionamento em nuvem. Assim, ele pode ser acessado pelo navegador web de qualquer pessoa envolvida no projeto, em qualquer lugar. Seja em um PC, tablet ou smartphone.

 

Se a sua organização trabalha por projetos e ainda não utiliza um software específico, entre em contato com a Teraware, desenvolvemos softwares sob medida para o seu negócio.

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Relacionamento é o termo que se tornou divisor de águas para as empresas nos últimos anos. Independentemente do segmento, é fundamental ter uma estratégia de relacionamento para se destacar e alcançar resultados. Sabendo disso, muitos gestores e equipes de vendas utilizam o CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente), uma estratégia que coloca o cliente como principal componente da venda, trabalhando a construção do relacionamento ao longo de todas as etapas do processo comercial.

Além disso, CRM também dá nome a uma ferramenta que automatiza e organiza a gestão das ações de relacionamento. Para saber qual a importância do CRM e como essa visão pode ajudar o seu negócio, não basta apenas contar com um software, é preciso adotar a estratégia e entender seu impacto nos resultados.

Entendendo a Importância do CRM para seu Negócio

Plataformas de CRM são conhecidas no mundo empresarial como softwares que servem de apoio para colocar em prática a estratégia que leva o mesmo nome. Mas, apesar de estarem popularizadas entre as instituições de negócios, muitos gestores ainda não entendem como podem se beneficiar do uso de um CRM.

Antes de entrar em detalhes sobre a ferramenta, é importante entender que implementar um CRM na empresa significa fazer mudanças no seu processo comercial, na cultura da sua empresa e na forma como seus vendedores abordam clientes diariamente.

Na sequência, listamos alguns pontos que tornam um software de CRM uma aquisição essencial para seu negócio crescer e se destacar da concorrência.

Organização e Histórico

Se seus vendedores não utilizam um CRM, com certeza já passaram pela situação de perder ou se esquecer de registros, prazos e até mesmo acordos feitos com o Lead durante a negociação. Não ter controle sobre os detalhes de um atendimento pode comprometer a venda, pois prejudica a experiência do cliente e o próprio fluxo do processo comercial.

Além disso, depender da memória dos vendedores para se lembrar de todas as atividades é um risco, ainda mais quando olhamos para indicadores como a duração do ciclo de vendas e satisfação dos clientes. Assim, contar com um CRM para organizar e registrar as atividades é muito importante.

Por exemplo, com o CRM é possível personalizar o funil de vendas, incluindo cada etapa do processo definido pela sua empresa. Os vendedores podem gerenciar o status de cada oportunidade que chega até eles, atualizando-as para os próximos estágios conforme a negociação avança ou marcando-as como perdas e registrando os motivos.

Centralização de Informações

Um dos maiores benefícios que os sistemas de CRM trazem para uma empresa é a centralização de informações. É um ganho de valor para vendedores e gestores. Pode até parecer interessante ter planilhas ou documentos compartilhados, mas a sensação de organização com essas ferramentas dura pouco. Cada vendedor pode utilizar um padrão diferente de registro, se esquecer de atualizar uma planilha, uma pane pode provocar perda de dados. É um método pouco escalável e nada confiável.

O acesso a dados do cliente, anotações de reuniões, trocas de e-mails e tudo o que foi acordado na negociação precisa ser facilitado para o vendedor. Da mesma forma, todos os dados de performance gerados durante as atividades também precisam estar devidamente mapeados e organizados para facilitar as análises por parte da gestão.

Com um bom CRM, você tem tudo isso em um só lugar.

Conhecimento sobre o Cliente e Equipe

Como falamos na introdução deste texto, CRM significa Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. Para desenvolver um relacionamento efetivo, é necessário conhecer a fundo os perfis para os quais sua empresa deseja vender. Para isso, é preciso ir além do básico para ganhar confiança e realmente fidelizar clientes.

Fidelização de Clientes

Talvez esse seja um dos principais pontos que leva uma equipe a procurar um CRM. Hoje, fidelizar um cliente é tão ou mais importante do que conquistar um novo cliente. Se alguém já comprou de você, é mais fácil fazê-lo comprar novamente do que convencer quem ainda não conhece.

Com base nas informações cadastradas no CRM, é possível criar ofertas direcionadas para estimular a recompra e indicações, aproveitando o timing e o relacionamento recente.

Por fim, Escolha o seu CRM

Agora que você entende a importância do CRM para controlar o processo comercial e otimizar os resultados, é preciso escolher a ferramenta que melhor se adapta às suas necessidades. Mas escolher seu CRM não é uma tarefa simples, para isso você precisa seguir algumas dicas práticas, além de encontrar o melhor parceiro.

Utilidade: é isso que você busca em um CRM. Não adianta ter inúmeras funcionalidades que são difíceis de usar ou que não se adaptam à sua realidade. Escolha uma ferramenta personalizável, com aplicações fáceis de utilizar e que façam sentido para o seu processo. Assim, o ideal é que seja integrável às demais ferramentas que você já utiliza na empresa.

Acesso: O acesso ao CRM precisa ser fácil e rápido. Prefira ferramentas online, com armazenamento em nuvem e, se possível, com boa usabilidade mobile.

Benefícios a longo prazo: com o uso do CRM, a tendência é que seus negócios se desenvolvam e a empresa alcance novos patamares de crescimento. Com isso, o setor comercial pode crescer e a ferramenta precisa acompanhar essa evolução. Escolha um CRM que possa se adequar a novas configurações de equipe, tamanho de time, variedade de ofertas, etc.

Ao escolher um CRM, tenha em mente que além de aprender a utilizar uma ferramenta, será preciso um trabalho conjunto de todos os envolvidos no comercial para colocar em prática uma estratégia de relacionamento com leads e clientes.

Entre em contato com nossa equipe de desenvolvimento de software, nós podemos desenvolver o seu CRM com todas as ferramentas necessárias para o acompanhamento dos negócios.

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Capacidade de controlar a produção, para gerenciar seus negócios, identificar problemas e conseguir melhor proveito de suas máquinas e colaboradores. O ERP para a Indústria se tornou essencial para uma gestão eficiente.

Com a ampla concorrência, nacional e internacional, a pandemia e as demandas fiscais, cada vez mais as indústrias percebem que o caminho para o sucesso, ou mesmo para se manter em operação, é a gestão organizada que gera mais produtividade.

Ainda assim, a realidade nacional tem as suas particularidades. São muitas as indústrias que ainda recorrem a planilhas improvisadas, tornando o processo desorganizado e suscetível a erros. Ou, quando utilizam sistemas de gerenciamento, eles são tão básicos que não são capazes de atender a necessidade de organização e gestão de uma linha de produção.

E se engana quem acha que organizar a sua indústria e adaptar os seus processos dentro de um sistema ERP industrial é algo muito desafiador. Obviamente existem suas complexidades e pontos de atenção, mas as vantagens são muito maiores. Confira:

Recordando: O que é o Sistema ERP?

O sistema ERP é uma plataforma de gestão para empresas que integra todas as informações e processos do negócio em um banco de dados centralizado. Ou seja, ao invés de usar um sistema ou uma planilha para cada setor da sua indústria, você pode contar com o ERP para integrar todos os setores e áreas. Estes sistemas podem ser instalados nos computadores da sua fábrica ou em servidores online na nuvem, por exemplo.

E como Escolher um ERP que Atenda sua Indústria?

Com todas essas funcionalidades, o ERP acaba se tornando uma peça chave da sua indústria, já que será o responsável por gerir todas as áreas funcionais de maneira integrada. Desta forma, é fácil perceber que a escolha de um sistema desta importância não deve ser feita no impulso ou baseada apenas no preço. Este sistema será o coração da gestão da sua indústria e deve ser escolhido com atenção, ao invés de uma “compra de prateleira” visando o mais barato, por exemplo.

O caso se agrava quando se trata de indústrias, pois geralmente este tipo de negócio é muito mais complexo do que empresas de comércio ou serviço.

Qual o Objetivo de um Sistema ERP para uma Indústria?

O objetivo de um sistema ERP é organizar as informações da indústria de forma centralizada e gerir o seu fluxo por toda a sua operação. Isso permite acesso rápido e confiável a informações da indústria, possibilitando a tomada de decisões gerenciais baseadas em dados reais e centralizados. Existem ERPs com diversos níveis de abrangência e podem alcançar cada passo da operação de uma indústria, indo desde o setor comercial, produção, contas a pagar e receber, fiscal, chão de fábrica, expedição e até pós-venda, com dados em painéis de desempenho e outras informações.

Benefícios de Implantar um Sistema ERP em uma Indústria

Se implantado de forma correta, um sistema ERP industrial é capaz de levar uma gestão industrial ao seu máximo potencial. Na sequência, vamos listar alguns dos benefícios que sua indústria pode ter com a implementação do ERP.

O aumento da produtividade, tanto de máquinas como de colaboradores, é sem dúvidas um dos principais benefícios diretos em implantar um sistema de ERP industrial. Com uma ferramenta como essa você poderá controlar toda a sua produção e com isso identificar onde seus recursos estão sendo subutilizados, para então aplicar formas de utilizar todo seu potencial.

No setor pessoal, você poderá eliminar o retrabalho gerado por utilizar diversas planilhas ou sistemas diferentes não integrados. Além disso, você poderá utilizar as informações para aplicação de incentivos e premiações a equipe, por exemplo.

Sem dúvidas este é um dos principais benefícios almejados pelos gestores que optam por utilizar um sistema ERP, e eles estão certos em fazer esta escolha. A boa implantação de um sistema ERP em uma indústria pode ser um grande poupador de gastos desnecessários e perdas no processo produtivo.

O sistema permite uma redução nas despesas administrativas com vendas e negociações, até um controle minucioso do seu estoque e linha de produção, identificando perdas nesses processos e oportunidades de melhoria com redução de custos. As possibilidades são muitas, já que com uma visão geral do seu negócio, você conseguirá identificar falhas e alterar seus processos de negócio de forma muito mais fácil.

Um sistema de ERP também irá deixar a gestão da sua indústria muito menos propícia ao erro e mais segura. O primeiro item é possível já que um bom ERP deverá ter validações baseadas nas melhores práticas e desenvolvidas por especialistas, não permitindo, por exemplo, que dados sejam preenchidos incorretamente.

Na questão da segurança, o sistema ERP traz muito mais tranquilidade para uma indústria, pois todos os dados ficam salvos em servidores robustos e com backups. Desta forma, você não irá perder informações caso seu computador tenha algum problema ou aconteça algum acidente que destrua seus arquivos físicos. A segurança também é relativa à espionagem industrial, onde suas informações estarão muito mais seguras dentro de sistemas de gestão confiáveis.

Outra grande vantagem em um software ERP para a indústria em relação a planilhas e sistemas não integrados é a padronização dos processos e dados gerados pela sua indústria. Garantindo a integração entre seus setores e uniformidade dos dados, eliminando assim erros de sincronização entre sistemas e planilhas.

Como você acompanhou, as vantagens ao implantar um sistema ERP para a indústria são muitas. Aproveitando todo o potencial, reduzindo custos e unificando sua gestão será possível alcançar o tão desejado sucesso.

Aqui na Teraware, produzimos soluções para a indústria desde a sua fundação, com soluções ERP e pontuais na área de produção.

Entre em contato conosco, podemos desenvolver sistemas com total aderência aos processos de sua indústria.

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Ultimamente, empresas de diversos segmentos se veem às voltas com o desafio de modernizar os sistemas legados, já que é preciso acompanhar o mercado, manter a competitividade e o gerenciamento de dados atualizado. Com isso, em menos de 20 anos, o que era tido como uma boa opção para gerir dados deixou de fazer sentido. Diante dessa problemática, as empresas têm muitas dificuldades com a integração de sistemas, o que se tornou um desafio para as equipes de TI.

Mas a integração é um caminho que precisa ser trilhado. Somente assim as soluções tecnológicas poderão, de fato, alcançar sua melhor performance, automatizando uma série de procedimentos operacionais.

Por que a sua Empresa Precisa da Integração de Sistemas?

Muitas empresas adotam diferentes sistemas de gestão. Por exemplo, uma organização pode ter um sistema contábil e outro voltado à gestão financeira. Quando necessário, outro sistema comum é usado para gerenciar o estoque. Geralmente, como os setores de uma organização são interligados, é comum que alguns conjuntos de dados apareçam em mais de um sistema.

O problema se inicia quando os sistemas utilizados se comunicam de uma forma precária, consequência da ausência da integração entre eles. Na prática, o que se vê é o total comprometimento da velocidade do fluxo de trabalho. Com o passar do tempo, isso tende a prejudicar as receitas da empresa, alterando significativamente a margem de lucro projetada.

Mas Afinal, quais são as Vantagens da Integração de Sistemas?

A integração de sistemas proporciona um impacto extremamente positivo para o negócio. O fluxo de trabalho passa a ser realizado sem intervalos ociosos ou lacunas, já que a ligação entre os processos é aperfeiçoada.

Confira 5 vantagens comprovadas dessa integração:

·         Aumento e melhora da produtividade

Uma das vantagens mais evidentes é o ganho de produtividade. Sistemas bem integrados criam, inclusive, um ambiente de trabalho muito mais prazeroso para os colaboradores. Satisfeitos, eles executarão as suas funções com maior empenho.

Como os gargalos são eliminados, cria-se o meio necessário para que o fluxo de trabalho seja realmente contínuo. Não se trata meramente de acelerar a realização dos processos. Sim, as conclusões ficam mais rápidas. No entanto, o que chama a atenção é a manutenção de produtos ou serviços com uma qualidade muito maior do que a anterior.

·         Diminuição dos erros

Sem a qualidade desejada, o simples aumento da produtividade é inócuo. A integração entre sistemas garante um resultado final melhor e entregue em menos tempo. Isso porque os sistemas ficam aptos a compartilhar os dados que precisam para concluir cada processo.

Com isso, o índice de retrabalho é praticamente zerado. Um dos melhores exemplos quanto à diminuição de erros se aplica ao novo cálculo do ICMS. Devido à exigência de variadas alíquotas, muitos escritórios de contabilidade ficam sujeitos a equívocos. Uma das maneiras mais salutares de lidar com procedimentos complexos como esse é justamente se amparar em sistemas automatizados e integrados.

·         Redução de custos

A eliminação do retrabalho é reflexo da diminuição de erros operacionais. Muitas vezes, as informações utilizadas são conflitantes ou duplicadas. Nessas circunstâncias, é comum que haja um retorno de um processo que já deveria ter sido finalizado. Com a exclusão dos gargalos, ocorrências como essa se tornam bem menos frequentes.

E quando ocorrem, o gestor já sabe que há um bom motivo para isso. Ele sabe que o problema não é devido a uma falha do modelo de gestão operacional. A integração de sistemas, assim, ajuda no próprio gerenciamento de custos da empresa.

·         Otimização dos processos

A otimização gerada pela integração de sistemas é mais um destaque. A partir do momento em que os processos comecem a fluir, a própria mão de obra da empresa é melhor aproveitada. Porque você pode delegar tarefas mais relevantes para os funcionários.

A automatização eficiente dispensa boa parte da necessidade de monitoramento de colaboradores. Assim, eles ficam livres para se dedicar a outras atividades mais estratégicas ou que possam ampliar ainda mais a receita da organização.

·         Ampliação do diferencial competitivo no mercado

A adoção de uma integração de sistemas eficaz causa um efeito interessante na imagem da empresa. Com essa estratégia, ela transmite a mensagem de que sabe realmente utilizar a tecnologia a favor do negócio. O resultado é a ampliação do grau de confiabilidade da empresa perante os seus stakeholders. Toda esta organização interna pode valorizar a marca e atrair novos investidores, interessados em aplicar recursos em negócios bem-sucedidos. Mais do que isso: eles fazem questão de participar de iniciativas que demonstrem um futuro a médio e longo prazo embasado em pilares sólidos.

A integração de sistemas pode levar a gestão da sua empresa a outro nível. Após planejar, implantar e monitorar os resultados, você terá a certeza que foi a decisão mais acertada possível. Que tal começar a fazer isso hoje?

Entre em contato conosco. Temos expertise para desenvolver integrações na forma de API e Web Service, simplificando a comunicação de sistemas e áreas.

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Um dos maiores desafios que as organizações enfrentam atualmente é a instabilidade e as constantes flutuações na economia. Nesse cenário, é preciso buscar alternativas viáveis para se manter ativo e competitivo no mercado, como investir em soluções tecnológicas em tempos de crise.

Apostar na automatização e eficiência de processos não pode ser visto como um aumento de gastos. O investimento em tecnologia é uma escolha inteligente para melhorar o desempenho do seu negócio, tornando seus processos mais ágeis, reduzindo custos operacionais e desnecessários, elevando a qualidade dos serviços e a produtividade de suas equipes.

Mas Afinal, Por Que Investir em Soluções Tecnológicas?

A transformação digital propiciou fortes mudanças nas relações sociais, principalmente nas demandas dos clientes. Por isso, um dos motivos principais para investir em tecnologia é a otimização da experiência do cliente.

Com ferramentas inovadoras, é possível fornecer soluções personalizadas para seus consumidores e fazer desse contato com sua marca uma experiência inesquecível. A automatização de processos por meio de bots e o uso de Business Intelligence (Inteligência de Negócios) são recursos tecnológicos que estão tornando a análise preditiva de desempenho das empresas cada vez mais certeira. Com eles, é possível reduzir o trabalho operacional e direcionar a equipe para funções mais analíticas e voltadas para a estratégia do negócio.

Ao focar em soluções baseadas em estudos analíticos, graças à automatização de processos, por exemplo, a propensão é que os processos das empresas se tornem cada vez mais eficientes. Quem não investir, corre um grande risco de ficar defasado frente à concorrência.

Pensando nisso, listamos algumas vantagens que uma organização tem ao investir em tecnologia. Uma alternativa para se manter sempre forte e atuante no seu nicho de mercado. Vamos nessa?

Melhor Controle e Monitoramento das Atividades

A modernização no ambiente corporativo é essencial para que o empreendedor possa monitorar e supervisionar de perto o que acontece em seu empreendimento. Para executar essa tarefa sem maiores dores de cabeça, deve-se apostar em ferramentas que proporcionem maior agilidade na administração e na obtenção de relatórios com amplo diagnóstico sobre a organização.

Dessa forma, é possível identificar vulnerabilidades e gargalos, possibilitando a reversão do quadro e a correção de problemas, por meio de um plano estratégico e ações efetivas, para aprimorar a gestão e fortalecer a sua marca. Para que isso funcione, é preciso abandonar hábitos conservadores e apostar em soluções inovadoras, com o objetivo de tornar a companhia mais estável, mesmo nos momentos de maior turbulência.

Aumento da Produtividade da Equipe

Produzir mais sem perder a qualidade é um grande desafio no mundo corporativo. Por isso, investir em tecnologia, ainda mais se tratando de tempos de crise, é a garantia de elevar o desempenho de suas equipes e garantir resultados significativos para o seu negócio. Os softwares de gestão integrada são ferramentas absolutamente úteis nesse sentido. Afinal, trata-se de uma solução voltada para as empresas, que integra os dados de diversos departamentos em um único banco de dados, permitindo o acesso dos colaboradores aos arquivos rapidamente.

Com o uso dessa ferramenta, as reuniões de equipe se tornam mais rápidas, produtivas e eficientes, já que as pessoas conseguem traçar prazos e metas realistas, contribuindo para melhorar os indicadores de desempenho, a comunicação interna e o acompanhamento dos trabalhos de cada integrante do time.

Redução de Custos nos Processos

Quando se fala na diminuição dos gastos, muitos empresários já pensam em corte de pessoal. No entanto, nem sempre isso é necessário, pois as ferramentas modernas automatizam procedimentos rotineiros e otimizam o cotidiano, gerando uma grande economia para o negócio.

O próprio sistema de gestão integrada é uma poderosa arma para alcançar esse objetivo. Esse software integra as etapas de vendas, compras, faturamento, produção, logística e gerenciamento de estoque, acelerando a execução de cada uma delas, que trabalham em sinergia, reduzindo o desperdício de tempo, recursos e a incidência de erros, evitando retrabalhos (e custos) desnecessários.

Aprimoramento da Comunicação Interna

Fundamental para acelerar as atividades na empresa e fortalecer o trabalho em equipe. Isso pode ser realizado com o uso de plataformas para a comunicação com outros colaboradores, reduzindo a burocracia no cotidiano e nas interações laborais, facilitando a vida de gestores e funcionários. Além disso, também pode-se investir em recursos de telefonia, que possibilita um rápido atendimento, além de facilitar bastante o contato com o público externo.

Fortalecimento do Relacionamento com o Cliente

A atração e fidelização de novos consumidores é outro ponto de constante preocupação por parte de gestores e empresários. Também neste caso, a utilização de ferramentas tecnológicas pode ser uma excelente aliada. O marketing digital e o uso das redes sociais são imprescindíveis para se aproximar de seu público-alvo, conhecer de perto seus anseios e necessidades, se adaptar a essa demanda e não deixar o número de negócios cair.

Dica: Invista em um banco de dados robusto, capaz de reter todas as informações sobre seus clientes, automatizar processos de marketing e utilizá-los para realizar análises.

Transforme a Tecnologia em Resultados

As soluções corporativas são um investimento, não um custo extra. Afinal, como vimos, elas oferecem benefícios que vão muito além do aumento na produtividade, como a otimização de processos, o aumento da confiabilidade de seus produtos e serviços, impulsionando o empreendimento. Quanto maior for a inteligência utilizada pelo empreendedor, mais fácil será sua adequação e renovação, superando todas as dificuldades, conseguindo até mesmo crescer e expandir sua atuação no mercado. Investir nisso é garantir o desenvolvimento de indicadores cada vez mais favoráveis.

Por fim, não há como negar que as soluções tecnológicas vieram para auxiliar as empresas a enfrentarem desafios e problemas cotidianos, conferindo maior segurança, agilidade e eficácia aos processos. Desta forma, investir em empresas de tecnologia, mesmo em tempos de crise, ainda é a melhor alternativa para obter os resultados esperados e colher os frutos positivos.

Gostaria de entender melhor como soluções tecnológicas podem beneficiar sua empresa? Entre em contato, temos uma equipe de especialistas de TI altamente eficaz, capaz de realizar projetos de software desde sua concepção, mapeando processos organizacionais do cliente e apontando gargalos que podem ser corrigidos a partir de soluções tecnológicas.

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Com mercados passando por mudanças o tempo todo, as empresas, de um modo geral, precisam estar prontas para aumentar seu alcance e lidar com os novos desafios. Esse processo, que acontece por meio do uso de recursos tecnológicos, com o objetivo de trazer melhores resultados e torná-las mais eficientes, é conhecido como Transformação Digital. Um conceito para nomear a mudança das estruturas das organizações com base na tecnologia.

Mas engana-se quem pensa que a Transformação Digital é apenas coisa de grandes empresas. Negócios de diferentes portes, podem e devem começar a investir na otimização de processos e serviços. Na sequência, esse artigo vai mostrar os benefícios e porque a sua empresa precisa investir em Transformação Digital.

Otimização e Maior Eficiência

A Transformação Digital está diretamente ligada ao uso de novas tecnologias, de sistemas automatizados, hospedagem na nuvem e soluções cujo funcionamento se dá de forma integrada e colaborativa.

O principal objetivo de investir nesse tipo de tecnologia é compor um ambiente de trabalho onde todos os processos possam ser otimizados. Isso quer dizer que, além de serem mais simples, eles podem ser realizados em um tempo muito menor.

Essa mudança na maneira como os processos são executados, faz com que a empresa se torne mais produtiva e eficiente, de forma integral. Diversas atividades desnecessárias, antes realizadas manualmente, podem ser automatizadas, o que faz com que menos recursos e tempo sejam gastos.

Redução de Custos com a Transformação Digital

Há quem ainda se sinta resistente à Transformação Digital, por conta do investimento que ela demanda. Aqui, é preciso pensar no retorno que esse investimento irá trazer em médio e longo prazo, não apenas no valor de implantação de algumas ferramentas.

Ao otimizar processos, o uso dessas tecnologias permite que a empresa economize tempo. E, nesse caso, vale o velho chavão: tempo é dinheiro. Sem contar que, soluções baseadas no armazenamento em nuvem, por exemplo, economizam recursos relativos a estrutura física.

A qualidade dos dados também proporciona que custos sejam cortados em áreas que antes não eram observadas. Com informações relevantes e atualizadas, todo o planejamento da empresa se torna mais eficaz e inteligente.

Melhoria no Relacionamento com o Cliente

Em um mundo em que grande parte das pessoas está conectada, literalmente o tempo todo, a Transformação Digital é algo determinante para que a sua empresa consiga ter um bom relacionamento com os clientes.

Afinal de contas, o uso das novas tecnologias permite que o seu negócio esteja a qualquer hora e de qualquer lugar. E, estar constantemente acessível é algo importante para que a empresa tenha mais chances de vender seus produtos e serviços. No entanto, é preciso estar atento para entender os processos de compra e as expectativas dos seus clientes. De nada adianta oferecer um site que não se adapta aos dispositivos móveis ou que não ofereça a facilidade de uso que o usuário tanto precisa.

Caso isso aconteça, você corre o risco de ele ir em busca da empresa concorrente que atenda a essas necessidades.

Transformação Digital e a Vantagem Competitiva

Toda empresa que quiser se destacar das concorrentes não pode ficar de fora da Transformação Digital. Se você chegou até aqui, deve ter percebido que investir em tecnologia deixou de ser um luxo para se tornar uma das chaves para o sucesso nos negócios.

Isso porque, muito mais do que automatizar processos e usar recursos digitais inovadores, a transformação digital está relacionada a uma mudança no próprio modelo de negócio. Nesse cenário, a empresa precisa estar preparada para transformar informações em ações.

Com o acúmulo de dados digitais cada vez maior, os gestores devem ser capazes de utilizá-los de forma inteligente, visando sair na frente da concorrência, ganhar mais espaço no mercado e fidelizar clientes. Dessa forma, a empresa se torna mais competitiva e relevante dentro da sua área de atuação.

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É um caminho sem volta, a transformação digital é uma realidade. As tecnologias representam um avanço na maneira como as empresas vão passar a estruturar seus processos, o que aumenta a produtividade e os resultados dos negócios.

O ambiente corporativo traz muitos desafios e situações que podem tirar o sossego de quem administra um negócio, principalmente em momentos de crise, como essa que estamos vivendo em meio a pandemia.

No entanto, é preciso respirar fundo, analisar a situação com clareza e sensibilidade para encontrar alternativas que viabilizem a continuidade das atividades, o bem estar dos colaboradores e a sustentabilidade do negócio.

Nós, da Teraware, estamos aqui para auxiliar a sua organização a entrar na Era da Transformação Digital. Entre em contato com nossa equipe.

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Uma dúvida bastante comum entre empreendedores é a decisão de escolher uma empresa de desenvolvimento de software ou contratar uma ou mais pessoas especializadas na área, para a gestão de TI do seu negócio. A contratação de uma equipe interna pode indicar algumas desvantagens, como a necessidade de investir na capacitação e no aperfeiçoamento desse time. Já no caso da escolha de uma empresa de desenvolvimento de software, essa opção se torna extremamente vantajosa, uma vez que não desvia de seu core business. Neste artigo, para que você entenda melhor como escolher uma empresa de desenvolvimento de software, listamos algumas dicas importantes para que essa decisão seja certeira.

Optar por uma empresa de desenvolvimento de software por meio do outsourcing se torna muito viável a médio e longo prazo. É uma opção mais econômica, onde tudo pode ser feito sem afetar a produtividade da equipe interna.

Quais os Cuidados ao Escolher uma Empresa de Desenvolvimento de Software?

1 - Analise a Experiência da Empresa

É preciso verificar se a empresa a ser contratada para desenvolver e implementar o software dispõe de profissionais especializados em solucionar problemas. Solicite alguns cases já desenvolvidos, alguns clientes atendidos anteriormente, pesquise sobre os profissionais que estarão envolvidos no seu projeto. Não é porque você está terceirizando um serviço que você não precisa conhecer os detalhes.

2 - Verifique a Compatibilidade de Objetivos

Ao concentrar os esforços na essência do negócio e terceirizar o desenvolvimento de operações, a empresa se livra de questões que envolvem tarefas puramente operacionais. Por isso, é fundamental escolher uma empresa de desenvolvimento de software cujos objetivos sejam compatíveis com os do negócio.

É importante destacar que essa escolha possibilita um sistema de gerenciamento de processos de alta qualidade. O ideal no processo de decisão é que a empresa fornecedora da solução tenha grande conhecimento na área.

3 - Defina o Orçamento Disponível

Esse ponto é óbvio, mas precisa ser sempre reforçado: você precisa trabalhar com o que tem. Definir o seu orçamento para desenvolvimento de software ajuda não só a escolher a melhor empresa dentro dessa limitação, como garante recursos para todo o relacionamento de criação e suporte do software. Inclusive, é importante separar despesas e investimentos dentro da TI para maximizar o dinheiro disponível. Dessa forma, não é preciso realocar recursos no meio de um projeto e comprometer alguma área específica da sua gestão.

4 - Defina as Dores que a Solução deve Atacar

Qual é o seu objetivo com esse futuro software? Você quer melhorar a produtividade no uso do sistema da empresa? Quer entregar um novo aplicativo para os clientes? Quer oferecer um novo serviço? Gerenciar melhor a nuvem? Definir seu objetivo e seu escopo é um passo importante para escolher a melhor empresa de desenvolvimento: uma que se encaixe nos seus valores, tenha expertise no tipo de software que você precisa e que saiba trabalhar com o perfil de usuário final da sua solução.

5 – Fique Atento na Elaboração dos Contratos

A elaboração de um contrato é uma fase crucial ao escolher uma empresa de desenvolvimento de software. Isso porque estabelecerá as regras do processo de criação do sistema. Além disso, é importante verificar quem vai trabalhar no projeto, conferindo a qualificação da equipe para saber se o processo realmente estará em boas mãos.

Optar pelo outsourcing de desenvolvimento de software pode poupar trabalho interno, facilitar os objetivos planejados e auxiliar no alcance de melhores resultados por meio da tecnologia, mas é preciso saber escolher a sua parceira de negócios.

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Por fim, além dessas cinco dicas preciosas, vale ressaltar outros pontos importantes para que você acerte na escolha de qual empresa irá desenvolver seu software. Como ter em mente como manter esse software a longo prazo. Desenvolvedores podem trabalhar seguindo modelos diferentes: entrega contínua, pacote fechado, SaaS, suporte ativo etc. São muitas variáveis que podem influenciar no custo da solução e em como ela será implementada.

Também e não menos importante, a melhor parceria para a sua empresa vai ser aquela que, além de oferecer um bom serviço, não estoure seu orçamento e forneça apoio e suporte como você espera.

Adequar a sua escolha às suas expectativas é o fator chave do sucesso nessa contratação.

Se você está buscando uma parceria para o desenvolvimento de softwares, entre em contato com nossa equipe e conheça o trabalho da Teraware.

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Faça o upload do seu documento PDF ou .docx (Word) e liste os e-mails dos signatários para coletar suas assinaturas de forma 100% digital. Cada signatário recebe um link único para assinar o documento. A assinatura pode ser feita pelo computador, celular ou tablet.

Simples e prático.

 

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As assinaturas eletrônicas estão descritas em diversas normas, dentre as quais o artigo 10 § 2 da Medida

Provisória nº 2.200-2/2001, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira

 

Simplifique a gestão de documentos:

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