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PWA - Progressive Web App tornou-se uma alternativa para a dependência de desenvolvimento de aplicativos nativos, sempre tivemos duas plataformas que dominavam o mercado (iOS e Android), quando uma empresa quisesse criar uma aplicativo para sua empresa, precisava criar um para cada plataforma e depois publicar em cada loja (Play Store e App Store), com o uso do PWA o desenvolvimento torna-se híbrido, a empresa pode pegar seu site construído nas principais tecnologias de mercado, e seguindo um checklist poderá oferecer este website/sistema como se fosse um aplicativo sem precisar publicar em uma Play Store (tornar ele instalável, usando recursos do seu smartphone).

Cabe salientar que PWA está ganhando espaço cada vez mais no mercado, grandes empresa estão usando, algumas dela como Twitter, Uber, Tinder, Pinterest, Hulu, entre outras, não vou descrever aqui as vantagens ou desvantagens de cada desenvolvimento, apenas vou focar no uso desta tecnologia pode ser simples, neste artigo vou ensinar alguns passos para a mágica acontecer. 

1 - O website/sistema tem que ter um certificado digital, rodar em HTTPS

Hoje é quase um requisito de segurança rodar em https, os navegadores informam uma mensagem "Não seguro" quando o site não está rodando em https, e outro beneficio hoje que os principais provedores de hospedagem já fornecem certificado de graça (Let’s Encrypt).

2 - O website/sistema tem que ser Responsivo

Para atender todas as plataformas, deve adaptar-se em todos os dispositivos móveis, confira nosso outro artigo sobre este assunto aqui.

 

3 - Criar um arquivo manifest.json

Neste arquivo terá algumas propriedades de configuração para seu PWA, você pode configurar todos os parâmetros necessários, confira na documentação aqui. Segue abaixo o exemplo que fizemos para nosso site.

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4 - Testar seu website/sistema no Lighthouse

É uma ferramenta automatizada de código aberto que aprimora a qualidade de apps da Web. Ele pode ser executado como extensão do Chrome, ela serve para informar os pontos que você precisa melhorar/implementar para sua PWA.


5 - Registrar Service Worker PWA

Para seu aplicativo funcionar quando o usuário estiver offline, você precisa registrar um Service Worker, o usuário terá a mesma experiência que um aplicativo nativo, você poderá deixar em cache/cópia das informações necessárias para seu funcionamento sem uma mensagem de offline.

 

Autor: Pedro Godinho - Linkedin

Fonte Link: https://web.dev/progressive-web-apps/

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Confira as orientações do Ministério da Saúde - https://coronavirus.saude.gov.br/

Em decorrência da rápida propagação do COVID-19, a TERAWARE respeitará as medidas preventivas recomendadas por órgãos da saúde. Frente a isso, nossos colaboradores executarão suas atividades no formato home office POR TEMPO INDETERMINADO. Aguardaremos maiores informações de nossas autoridades para ativação de nosso atendimento presencial, informamos que nossa empresa está totalmente apta para executar este modelo de trabalho, pois antes da crise nós já o praticavamos. 

NÓS DA TERAWARE ESTAMOS A SEU DISPOR PARA AJUDAR NESTE MOMENTE DE CRISE QUE PASSAMOS, CASO HAJA DÚVIDAS SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL QUE OCORRE AGORA EM PROCESSO ACELERADO, TEMOS MUITAS SOLUÇÕES QUE PODEM TE AJUDAR.
ENTRE EM CONTATO.

Estaremos prestando atendimento em todos nossos canais.


???? Whats Empresarial

(51) 98310-8343
Horário de atendimento: 
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Possuímos um portal onde o cliente poderá solicitar e gerenciar seus atendimentos de forma rápida, caso não tenha login e senha solicite no e-mail atendimento@teraware.com.br.


Para seu atendimento use sempre nossos canais, assim garantindo qualidade e agilidade no que você precisar. 

Teraware sempre a disposição!

Grato pela compreensão.
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A última década viu um aumento dramático nas empresas que adotam uma força de trabalho remota. Um relatório de 2019 compilado pela Flexjobs e pela Global Workplace Analytics constatou que o número de pessoas que trabalham remotamente nos Estados Unidos aumentou 159% de 2005 a 2017. Com a rápida evolução em torno do COVID-19, forçando cada vez mais empresas a adotar políticas para o trabalho remoto, esta modalidade está se consolidando como um paradigma a ser levado a sério.

O setor de Ciência de Dados não é exceção. As grandes indústrias de computadores, TI e desenvolvimento de software estão entre as que mais crescem em relação à parcela de funcionários que trabalham com base total ou parcialmente remota. As vantagens do trabalho remoto estão bem documentadas: um relatório conjunto publicado pela Buffer e Angellist – uma pesquisa com mais de 3.500 trabalhadores remotos no setor de tecnologia – constatou que um horário flexível, a capacidade de trabalhar de qualquer lugar e não ter deslocamento, estavam entre os benefícios mais atraentes de trabalhar remotamente.

Apesar desses benefícios, a instalação dos sistemas para tornar as equipes remotas eficazes e produtivas não é trivial. Coisas simples como colaboração e comunicação se tornam desafiadoras. Os funcionários são mais propensos a se sentir solitários, distraídos ou a sentir que o dia de trabalho nunca acaba. Nas equipes de Data Science, onde as melhores práticas do setor ainda estão tomando forma, esses problemas podem ser ainda mais evidentes.

Este artigo tem como objetivo destacar as melhores práticas de trabalho remoto, gerais e específicas, em Data Science, para ajudar os Cientistas de Dados e as Equipes de Dados a permanecerem produtivos, conectados e felizes enquanto por trabalhar remotamente com dados.

Vejamos quais são as 6 Dicas para aumentar a produtividade dos profissionais que querem trabalhar remotamente com dados

1- Crie um espaço de trabalho produtivo

Tenha um espaço de trabalho dedicado (leia-se: não sua cama). Mantenha seu telefone longe do seu espaço de trabalho e verifique-o apenas durante os intervalos. Certifique-se de manter seu espaço de trabalho limpo – trabalhar remotamente em um ambiente confuso pode ser incrivelmente perturbador.

2- Certifique-se de conversar com seus colegas

Programe duas videochamadas por dia para manter a sanidade, mesmo que não sejam estritamente necessárias. Tenha pelo menos um desses “cafés remotos” não relacionados ao trabalho com um colega / amigo. Sempre ligue a câmera e tente aumentar a janela da videochamada para que realmente pareça que você está tendo uma conversa real.

As desvantagens de trabalhar remotamente geralmente são a comunicação menos eficaz e menos oportunidades de colaboração. Alguns podem argumentar que você pode ser tão colaborativo e comunicativo remotamente, mas como qualquer economista diria: não há almoço grátis. Embora as equipes remotas venham com desvantagens, existem algumas estratégias muito boas pelas quais você pode minimizá-las. Manter contato com seus colegas é uma delas.

3- Defina hábitos de trabalho remoto

Bloqueie o tempo no seu calendário para tempo de trabalho sem distrações, exercícios, almoço etc. Incentive seus colegas a fazer o mesmo. Uma mensagem de atualização rápida pode ajudar bastante para garantir que seu gerente fique tranquilo com o progresso do trabalho. De maneira semelhante, concorde com uma cadência diária para manter contato com seus colegas de equipe – por exemplo, uma reunião stand-up diária todas as manhãs.

4- Não fique ocupado para impressionar seu chefe!

A Ciência de Dados é um trabalho que precisa de reflexão profunda. Sem gastar tempo suficiente para entender completamente seus dados, análises, modelo preditivo etc…, a Ciência de Dados geralmente não produz os resultados esperados.

Um bom gerente sabe disso. Portanto, mesmo que pareça estranho sentar e pensar nas coisas, não tenha medo de fazê-lo. Sua promoção não dependerá de quão ocupado você estiver durante o dia, mas da qualidade dos resultados exibidos no final do dia.

5- Desligue, tenha uma vida, tenha um hobby! E dê atenção à família.

É claro que em tempos de Covid-19, precisamos limitar o contato com outras pessoas. Mas isso não significa que você possa dedicar mais tempo com os filhos ou família, fazer rodadas de cinema em casa ou mesmo compartilhar ideias sobre um bom livro.

Pode parecer surpreendente, mas a Ciência de Dados precisa de criatividade. Para resolver um desafio complicado no seu código, configurar um modelo estatístico incomum ou interpretar uma descoberta imprevista: você precisa usar a parte criativa do seu cérebro. Claro, não estou falando sobre a criatividade que os artistas contemporâneos usam para pintar triângulos pretos com círculos vermelhos em uma tela … estou falando sobre criatividade para resolver problemas!

6- Mantenha-se atento ao que está sendo feito pela equipe 

Use um sistema para acompanhar o progresso do seu trabalho e da sua equipe. Ferramentas de gerenciamento de fluxo de trabalho como Trello, Jira, Asana e plataforma de Ciência de Dados do Domino – particularmente os recursos de gerenciamento de projetos do Domino para líderes de Ciência de Dados, como Assets Manager e Activity Feed – podem ajudar você a ver em que outras pessoas estão trabalhando e onde estão bloqueadas. Mantenha-se envolvido e conectado ajudando colegas de equipe a remover os bloqueios sempre que possível. Mais algumas dicas:

7- Dica Extra – Para os líderes

A priorização é mais importante do que nunca; concentre a equipe nas coisas importantes e comunique-as cedo e frequentemente. Defina expectativas claras em todas as situações, mas ainda mais em ambientes de trabalho remoto.

Esteja disponível: responda rapidamente às solicitações da equipe para ajudar a eliminar o “atraso” que muitos trabalhadores remotos sentem na comunicação.

Seja paciente: muitas organizações podem não estar adequadamente equipadas para lidar com ambientes de trabalho totalmente remotos, o que significa que seus Cientistas de Dados e outros membros da Equipe de Dados podem não ser tão eficazes quanto gostariam de ser. Ajude-os a solucionar problemas de conectividade e sistema e procure maneiras de facilitar a produtividade.

Seja enérgico: quantas vezes você já viu alguém bocejar durante uma videoconferência ou percebe que os níveis de energia estão baixos? Levante-se e apresente-se como faria para uma reunião presencial; seu engajamento e energia levarão ao engajamento e energia deles.

Lembre-se: as palavras em texto geralmente não transmitem o tom pretendido pessoalmente via voz. Evite o ping-pong por e-mail e use a videoconferência com frequência quando achar que um ponto pode ser mal interpretado.

Seja humano: para muitos, o trabalho remoto geralmente significa executar mais horas do que faria no escritório. Além disso, dada a rapidez com que o COVID-19 forçou a situação, muitas pessoas ainda estão tentando descobrir como ser produtivas enquanto lidam com crianças devido ao fechamento das escolas. Defina expectativas e objetivos claros para sua equipe, mas permita que eles trabalhem de uma maneira que funcione de forma alinhada com suas situações pessoais durante essa transição.

Conclusão

Com o COVID-19 forçando muitas equipes a trabalhar remotamente, os membros e gerentes das equipes recém-remotas estão buscando ajustar suas realidades para aproveitar ao máximo seu novo modelo de trabalho. As equipes que tiram vantagem dos benefícios do trabalho remoto permanecerão produtivas, comunicativas e felizes. Além disso, salvaguardas e processos podem ser implementados para contrabalançar efetivamente muitos dos desafios comuns que as equipes remotas enfrentam. Faça um favor a si mesmo e agende uma vídeo chamada de 15 minutos com um de seus colegas de trabalho ainda hoje. Será tempo bem gasto.

Fonte: Data Marketing
https://datamarketingdigital.com.br/

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Outsourcing pode ser definido como “o uso estratégico de recursos externos para realizar atividades tradicionalmente manipuladas por pessoal interno”. Também conhecido como terceirização, outsourcing é, portanto, uma estratégia pela qual uma organização contrata prestadores de serviços especializados e eficientes, que se tornam parceiros de negócios.

POR QUE AS EMPRESAS FAZEM OUTSOURCING?

Aqui estão algumas razões comuns:

OUTSOURCING DE SOFTWARE

outsourcing de software vem ganhando a atenção das empresas no Brasil. Elas passam a se concentrar totalmente no core business e contratam serviços tidos como periféricos, ou seja, aqueles que são complementares para a operação corporativa.

A seguir, veja 10 razões pelas quais o outsourcing de software é um bom negócio:

1 – REDUÇÃO DE CUSTOS

Terceirização faz sentido para cortar custos, reduzindo a carga de trabalho sobre o empregado. Como o fornecedor dispõe de profissionais qualificados, a empresa contratante não tem a preocupação de buscar especialistas no mercado e ter de negociar salários com eles, por exemplo.

2 – POUPANÇA DE TEMPO

Desenvolvimento de software leva menos tempo quando as pessoas estão trabalhando em suas aplicações full time. O fornecedor dedica todo o tempo na realização do desenvolvimento, ele não tem intervenções pontuais do negocio — como a equipe interna de TI teria — e também sabe que a agilidade é um diferencial competitivo, afinal, quer reter o cliente.

3 – FALTA DE EXPERIÊNCIA EM CASA

Quando os recursos internos não são suficientes para globalizar o negócio da empresa, outsourcing de desenvolvimento de software vai trazer novas dimensões para gerir um negócio de uma maneira mais ampla.

4 – FLEXIBILIDADE

Quando você terceiriza, você não tem que gastar tempo de recrutamento, contratação, treinamento e funcionários para projetos de curto prazo.

5- PROFISSIONAIS DE TI SEMPRE TALENTOSOS

Com outsourcing, você vai ter acesso imediato a alguns dos melhores e mais brilhantes profissionais de tecnologia da informação. Fazendo a contratação direta você dispenderia muito dinheiro com a folha de pagamentos.

6 – MELHORIAS CONTÍNUAS

Outsourcing de desenvolvimento de software cria um sistema de conformidade automatizado que reduz erros e melhora os processos de negócios.

7 – MAIOR PRECISÃO

Desenvolvimento offshore vai melhorar a precisão do trabalho em termos de prazos estabelecidos em um projeto. O fornecedor de outsourcing vai trabalhar duro para entregar resultados precisos em menos tempo.

8 – ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA

A tecnologia está evoluindo em diferentes países do mundo. As empresas que mais prosperam são as que estão em constante atualização tecnológica. Estar sempre atualizado é mais fácil com um serviço de outosourcing de software.

10 – MITIGAÇÃO DE RISCOS

Você pode reduzir os riscos ao escolher uma empresa de outsourcing que tem um sistema de gerenciamento de projetos de alta qualidade e um bom processo de desenvolvimento de aplicações.

Para finalizar, além de todas estas vantagens, é preciso entender que o investimento em um projeto de outsourcing pode ser alto inicialmente, porém no decorrer do projeto haverá redução de custos — o que compensa muito.

Outsourcing de software provou ser muito eficaz para muitas empresas em todo o mundo. Ele ajuda a reduzir os custos internos, permitindo que as empresas se concentrem em suas competências essenciais. Em um mundo em rápida evolução tecnológica, é improvável que uma empresa seja capaz de projetar todo um espectro de software técnico. Por isso, é sábio terceirizar algumas das funções, mantendo intactos os seus processos de negócio.

Então, você está preparado para conversar sobre outsourcing de software? Faça contato conosco ou deixe um comentario abaixo!

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Muitos cursos têm sofrido bastante com a inadimplência no pagamento de suas taxas e mensalidades, especialmente porque esse fator costuma vir acompanhado da perda de alunos. Mas o que fazer diante desse cenário nada ideal? Pois esse é o momento de adotar de uma vez por todas uma postura preventiva em vez de reativa. Para isso, basta gerir corretamente seu departamento financeiro. Quer saber como fazer isso do jeito certo? Então leia agora mesmo nosso post e fique por dentro de valiosas dicas para diminuir a inadimplência no seu curso:

MANTENHA OS CADASTROS ATUALIZADOS

Para controlar sua empresa da maneira adequada, é necessário que os dados à sua disposição traduzam a realidade, não concorda? Sendo assim, mantenha atualizadas as informações sobre seus alunos em um sistema que facilite as cobranças, tanto as amigáveis como as judiciais, acrescentando segurança nos dados e agilidade no processo de cobrança. Lembre-se de que a demora nas arrecadações contribui com a acomodação do devedor e, consequentemente, fortalece a cultura da inadimplência. Por isso, é necessário trabalhar com dados em tempo real e manter os clientes sempre informados sobre sua própria situação.

INVISTA EM AÇÕES PREVENTIVAS

Não espere a falta de pagamento efetivamente acontecer para tomar uma atitude! Ações de prevenção, nesse caso, costumam ajudar bastante. Portanto, pense em formas de automatizar certos processos que fazem os alunos se lembrarem de suas pendências financeiras em tempo hábil. Que tal marcar presença na caixa de entrada do e-mail desses estudantes? Conte também com o auxílio de mensagens que informem a chegada da data de vencimento do boleto, só não se esquecendo de redigi-las em um tom informal e amigável.

RECOMPENSE SEUS MELHORES CLIENTES

Estabeleça prêmios para estudantes que pagam suas contas em dia. Vale promover sorteios e até mesmo distribuir recompensas de acordo com um plano de pontuação previamente divulgado. Você pode, por exemplo, presentear com uma mensalidade grátis aqueles clientes que sempre abatem seus créditos antecipadamente. Conceder descontos para pagamentos adiantados é outra ótima ideia!

CONTE COM A AJUDA DOS BANCOS

Use sistemas bancários de cobrança por meio dos cartões de crédito e débito. Mesmo que esse tipo de ação envolva certos custos, ela garante uma segurança extra para seu negócio em casos de inadimplência. E, convenhamos, isso não vale a pena?

ORGANIZE MUTIRÕES DE COBRANÇA

Que tal formalizar conciliações com mutirões de cobrança? Defina uma data — pode ser uma semana, por exemplo — e divulgue a ação! Conte oficialmente para seus alunos que haverá uma semana de acordos amigáveis na qual os juros serão abatidos. Medidas como essa costumam ser eficazes para receber toda aquela quantia que ainda não chegou aos cofres do seu negócio.

Viu como o segredo é não ficar de braços cruzados, simplesmente esperando que a inadimplência acabe por conta própria? Pois você sabia que as ferramentas oferecidas pela TWFlex Educação também podem facilitar a administração do seu negócio? Então o que ainda está esperando para aproveitar essa oportunidade? Acesse nosso site e conheça agora mesmo as soluções que oferecemos para o setor de ensino!

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Muitas vezes os empresários se envolvem tanto com questões de rotina do seu próprio negócio que acabam deixando de lado etapas importantíssimas, como o desenvolvimento de planos de ação para melhorar sua gestão empresarial. O problema é que aí acabam contrariando um conhecimento mais que comprovado do setor, que afirma que, para um empreendimento realmente se destacar perante a competitividade do mercado, é preciso investir no gerenciamento, uma vez que ele permeia todos departamentos e processos que contribuem com o crescimento organizacional. Deseja melhorar a gestão do seu negócio agora mesmo, antes que seja tarde demais? Então leia já nossas 5 dicas de ouro:

CONHEÇA O MERCADO E SEUS CONCORRENTES

Se você não sabe quem são seus competidores nem seus possíveis clientes, está na hora de rever suas estratégias. Lembre-se de que, para ter vantagem competitiva, é absolutamente necessário descobrir o que sua concorrência anda fazendo, além de traçar um perfil da sua clientela — só assim você conseguirá oferecer as soluções que seus consumidores buscam.

Para quem ainda está apenas começando seu próprio empreendimento, elaborar um plano de negócios é uma ótima maneira de obter e registrar essas informações. Mas não pense que se sua empresa já está em andamento você está livre da pesquisa, afinal, sempre é tempo de pensar sobre planejamento estratégico. Tenha em mente como essa sistematização o ajudará a conhecer seus concorrentes e a criar ações para se diferenciar no mercado e vá em frente!

INVISTA EM CAPACITAÇÃO

Tanto os empresários como os colaboradores devem ter oportunidades para se qualificar. Assim, por mais que os funcionários tenham habilidades e conhecimentos técnicos, por exemplo, é preciso investir em capacitação ligada à gestão e ao empreendedorismo de forma geral. Isso ajudará a evitar erros habitualmente cometidos por empresários iniciantes.

Mas calma, porque não é necessariamente preciso investir em MBA ou em cursos caros de pós-graduação — embora eles sejam bem-vindos. Algumas lições on-line — e muitas vezes gratuitas! — ou mesmo a simples leitura de livros já podem aumentar o conhecimento em uma determinada tarefa ou atividade.

ADOTE UM SOFTWARE DE GESTÃO EMPRESARIAL

Usar um bom software de gestão empresarial ajuda no crescimento do empreendimento e na melhoria da gestão simplesmente porque automatiza e organiza melhor alguns processos que despenderiam muita energia para serem feitos de forma manual.

A otimização do trabalho de um sistema de gestão permite ao empresário investir seu tempo em questões mais estratégicas, deixando o trabalho repetitivo de lado. Além disso, as informações devidamente organizadas ainda contribuem com a tomada de decisões e a gestão financeira. Se são tantas as vantagens, por que não testar?

MOTIVE SUA EQUIPE

A motivação da equipe é muitas vezes ignorada pelos empresários. Mas saiba que investir em técnicas de estímulo pode fazer toda a diferença! Os colaboradores precisam saber que são importantes para a organização e que seu trabalho é realmente valorizado e reconhecido. Não se esqueça de que são os funcionários que fazem uma empresa ser um sucesso ou um fracasso.

E o melhor é que esse reconhecimento não precisa tomar forma de recompensa financeira. Um simples feedback positivo, feito individual ou coletivamente, um brinde simbólico ou mesmo a concessão de algumas horinhas de folga em um dia da semana já podem fazer maravilhas para o clima na empresa.

PERCA O MEDO DE ARRISCAR

Para chegar a uma solução realmente inovadora, muitas vezes é preciso passar pela fase de teste com ideias que não darão certo. Por isso, a cultura da empresa deve se pautar na aceitação dos erros, não repreendendo as ideias e recompensando as tentativas e não necessariamente os resultados em si.

Você vai ver como quanto mais os colaboradores estiverem envolvidos no processo e souberem que não haverá constrangimento por uma tentativa que não deu certo, mais se envolverão com a criação de ideias transformadoras.

E você, o que faz para otimizar sua gestão empresarial? Deixe um comentário nos contando suas estratégias! E aproveite para ler sobre os benefícios da gestão eletrônica de documentos!

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Acompanhe a baixo uma lista de algumas das importantes potencialidades de um Sistema ERP:

Os Sistemas ERP são, assim, um conjunto integrado de todos os processos que uma empresa/organização qualquer realiza, permitindo às empresas alcançar índices de performance invejável, à medida que linearizam e otimizam todos os seus recursos.

Com a alta concorrência de mercado e a contínua expansão tecnológica, a implantação dos Sistemas ERP estão sendo realizadas em empresas independentemente da sua estrutura orgânica, tamanho, distribuição física, ramo de negócios ou dimensão. Portanto as empresas que buscam a excelência, não podem deixar esta solução de lado.

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Experimente olhar em volta quando estiver no restaurante, no trabalho ou em um café. Quantas pessoas estão acessando à internet e com que tipos de dispositivos elas estão conectadas? Provavelmente, através de tablets, smartphones e netbooks.

Agora, imagine o site da sua empresa. Será que os clientes conseguem navegar nele de forma agradável em todos esses aparelhos? Se a resposta é sim, parabéns! Você tem um site responsivo — conteúdo e design adaptado ao browser de cada tela. Se não, algumas questões devem ser repensadas. Afinal, por que é importante ter um site desse tipo?

No post de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre sites responsivos. Vamos lá?

SITE RESPONSIVO X SITE MOBILE

Antes de saber como funcionam os sites responsivos, é necessário entender as diferenças entre eles e os sites mobile. O responsivo adapta o tamanho e o layout do site para a tela do dispositivo utilizado, independentemente de o aparelho ser um tablet, um smartphone ou um notebook.

Assim, ao abrir um site responsivo, o conteúdo e as imagens são automaticamente ajustados, mantendo-se somente a barra de rolagem vertical. O que o programador pode fazer no site responsivo é escolher algum módulo para que ele não apareça em telas menores.

Já o site mobile pode conter menos imagens ou elas podem estar com resolução mais baixa, evitando que as páginas demorem muito para carregar as informações. A URL também pode ser diferente — geralmente sendo algo como “mobile.site.com.br”.

COMO FUNCIONA UM SITE RESPONSIVO?

O site responsivo consegue reorganizar os elementos do site por meio de CSS (uma espécie de folha de estilo que usa camadas para delimitar a apresentação de páginas em sites) e dos media queries, que possibilitam a alteração dos elementos de acordo com os tamanhos de tela definidos pelo programador. Assim, os media queries podem definir que uma imagem específica apareça em um tablet de sete polegadas, mas não em um aparelho de três polegadas.

Portanto, essa tecnologia facilita o acesso dos usuários aos mais diversos tipos de sites. Tudo dependerá da programação feita no site responsivo e do tamanho da tela do aparelho usado pelo usuário. As telas podem variar bastante de tamanho, podendo ficar entre 320 x 240 e 40 x 960.

LAYOUT

Na hora de construir o site, o programador deve evitar deixá-lo com códigos sujos, que são gerados automaticamente para ajudar os iniciantes do projeto. O recomendado é ser objetivo e direto, deixando apenas os códigos que serão utilizados.

Nesse sentido, a ideia é evitar estilos CSS inlines, Div’s sem necessidade, arquivos flash ou JS sem fallback, códigos redundantes, códigos que não são úteis, posicionamento float ou position absolute desnecessário.

Por outro lado, é recomendado utilizar arquivos externos no lugar dos estilos CSS inlines, doctype HTML5, código semântico e simples, reset CSS e técnicas mais fáceis para o usuário em elementos como barra de navegação, menus, entre outros.

O layout também precisa ter flexibilidade, com grids que permitam ajustar o conteúdo. Nesse sentido, o layout fluido é a melhor opção porque possibilita ao usuário ter uma melhor experiência de acesso ao site.

Uma informação importante é que, na hora de fazer a programação do layout, é indicado utilizar porcentagens — e não valores absolutos — para evitar problemas no cálculo.

MEDIA QUERIES

Os media queries são os responsáveis por inserir uma folha de estilo diferenciada dependendo da resolução da tela do dispositivo do usuário. Isso permitirá que o conteúdo esteja adequado para qualquer tamanho de tela.

Além disso, é possível usar tamanhos mínimos e máximos (max e min width) para o layout. Assim, ele será aumentado ou diminuído conforme a necessidade, mas a possibilidade de erros ocorrerem será menor.

BENEFÍCIOS DE UM SITE RESPONSIVO

Ao utilizar um site responsivo, diversos benefícios são agregados. Alguns deles são:

MOTIVOS PARA UTILIZAR UM SITE RESPONSIVO

EXPLOSÃO DA INTERNET MÓVEL

Dados recentes do Ministério das Comunicações afirmam que o uso da internet em dispositivos móvel no Brasil saltou nada mais nada menos que 416% desde 2010. Não precisamos só de números, no entanto, para saber que muita gente está conectada pelos celulares. Basta observar os amigos, os familiares ou os funcionários da empresa.

Um site responsivo garante que os usuários tenham a melhor experiência em qualquer dispositivo, seja iPhone, Windows Phone ou smartphones que rodam com o sistema operacional Android.

CREDIBILIDADE PARA A MARCA

Imagine que o seu cliente ou potencial cliente esteja acostumado a usar o seu site do desktop, mas um dia precisa buscar alguma informação sobre um produto ou serviço quando está na rua.

Ao abrir o endereço no celular, ele vê um site completamente desconfigurado. A credibilidade da empresa vai por água abaixo. Ao acessar um site responsivo, a interatividade dada por um dispositivo móvel permanecerá a mesma, gerando confiança no usuário para poder realizar qualquer tarefa, de onde quer que esteja conectado.

RAPIDEZ DO SITE

Sites que ainda não são responsivos tendem a ser mais lentos. O ideal é que leve até 2 segundos para a página abrir totalmente em um smartphone. Isso pode não acontecer caso o site da sua empresa tenha uma versão só para desktop e esteja sendo acessado pelo celular. Lembre-se que, quanto mais lento o site, maior a probabilidade de o usuário desistir de ficar ali e acabar procurando outro.

MELHORA NA BUSCA ORGÂNICA

Ao classificar os sites por ordem de importância, os mecanismos de busca preferem os que são responsivos, com um web design mais leve, adaptável e com URL única, por exemplo.

Outra coisa que conta muitos pontos para ficar na frente das listas dos buscadores é a velocidade do site, como foi dito acima. Então, ter uma página responsiva vai ajudar a colocá-lo nas primeiras posições sem precisar aumentar a verba para AdWords.

Quem comercializa qualquer tipo de negócio pela internet deve se preocupar ainda mais em ter seus sites responsivos. Essa prática tem ligação direta com a imagem e com o crescimento da sua empresa. Não basta mais ter apenas uma versão para internet móvel, é preciso que tudo esteja integrado de forma simples.

Assim, sites responsivos são essenciais. Segundo a previsão do relatório Visual Networking Index, da Cisco, até 2020 deverá ter 5,5 bilhões de usuários de tablets e smartphones no mundo, abrangendo 70% da população.

A sua empresa já usa um site responsivo? Tem interesse em otimizar essa área do seu negócio? Então, entre em contato com a gente.

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O ambiente empresarial tem passado por profundas mudanças, parte provocada pelas novas exigências estabelecidas pelo mercado globalizado, parte pelas surpreendentes possibilidades carreadas pelas inovações tecnológicas e suas respectivas soluções para o tratamento das informações, ou seja, as tão faladas soluções em tecnologia da informação.

Estas tecnologias exercem hoje um importante papel, ou seja, o de fornecer informações de qualidade, deixando de ser “amontoadoras” de dados. A tecnologia da informação está melhorando dados e informações de forma que, tratados e organizados, possam servir de apoio às decisões gerenciais e estratégicas nas organizações.

Entretanto “volume” de tecnologia não garante qualidade. É necessário que haja controles, desenvolvimento, gestão, processamento de informações e dados, tudo informatizado para enfrentar este contexto globalizado e de constante mudança. Uma importante solução para unir todas as pontas soltas de uma empresa é a implantação e administração de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning).

O QUE SÃO SISTEMAS ERP?

O ERP é o aperfeiçoamento evolucionário das necessidades da integração empresarial. Além de permitir a gestão de manufatura, o ERP permite controlar toda a empresa, da produção às finanças, integrando e sincronizando todos os departamentos.

Os sistemas ERP, também chamados de Sistema Integrados de Gestão (SIG), agregam vários módulos (comercial, compras, financeiro, produção, manutenção, etc), atendendo as necessidades de diversos departamentos e/ou processos de uma empresa.

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO (SIG-ERP):

O ERP representa uma evolução considerável na informatização de uma empresa, pois, em vez de se terem softwares ou soluções operando de maneira isolada, passa-se a contar com um sistema integrado, no qual a informação flui de maneira organizada, de um departamento e/ou processo para outro.

Os sistemas ERP são geralmente divididos em módulos que se comunicam e atualizam uma mesma base de dados central, de modo que as informações alimentadas em um módulo são instantaneamente disponibilizadas para os demais módulos que dela dependam.

Mesmo sabendo que nem todas as organizações conseguirão extrair dele todos os benefícios potenciais, indiscutivelmente o ERP fará parte do arsenal tecnológico de qualquer empresa disposta a sobreviver na próxima década.

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Revistas, jornais e outros veículos informativos já foram muito populares quando o assunto era propaganda. No entanto, esses canais vêm perdendo o seu espaço de forma contínua: hoje, tudo acontece na internet.

A web vem agilizando diversos processos dentro das empresas, principalmente aqueles relacionados à comunicação, uma vez que se tornou o mais efetivo canal de interação com as pessoas e um dos principais meios de prospecção de novos clientes. Desta forma, é crucial para qualquer organização estabelecer presença online, tanto através de suas mídias sociais quanto por meio do próprio website.

Na web, o seu cartão de visitas é o seu website e, como em qualquer apresentação, ele deve passar uma primeira impressão adequada, mas, para isso, ele precisa estar bem projetado, enxuto e com layout intuitivo.

Confira agora 5 dicas para criar um website perfeito.

1. DEFINA O OBJETIVO ANTES DE CRIAR UM WEBSITE

Planejamento é o ponto de partida para o sucesso. O intuito do site é somente mostrar informações (site estático) ou algo vai acontecer “por trás das cortinas”, como vender ou prestar um serviço (site dinâmico)?

No segundo caso, será necessário o desenvolvimento de um software além do site propriamente dito, ou seja, você terá de optar pelo outsourcing (terceirização). Tal visão em longo prazo pode lhe poupar tempo, custos e dores de cabeça.

2. ELABORE UM LAYOUT ENXUTO

Menos é mais, como bem dizem os designers. E eles estão certos. Um layout poluído, cheio de banners, pop-ups com propagandas e animações quase saltando pela tela não é nada intuitivo e amigável, e, com certeza, dificultará a navegação dos usuários — isso quando não os fazem desistir à primeira vista.

Alinhe a interface e a mantenha simples, prática e precisa, com elementos e informações importantes estrategicamente destacados.

3. TORNE A INTERFACE RESPONSIVA

Acessar um site pelo smartphone e se deparar com uma interface não adaptada e desorganizada é uma péssima primeira impressão. O site precisa se adaptar de acordo com o dispositivo com o qual está sendo acessado. Por isso, uma interface responsiva não é um diferencial, mas uma obrigação.

Em um mundo cada vez mais regido pela mobilidade, boa parte dos acessos ao seu site não virão de computadores, e se adaptar a isso pode lhe trazer benefícios, ainda mais se o seu site se tratar de uma loja virtual.

4. MANTENHA ELEMENTOS IMPORTANTES ALTAMENTE ACESSÍVEIS

Quanto maior o nível de praticidade e de precisão que o seu site apresenta, mais sucesso ele vai ter. O conteúdo mais importante como logotipo, menu de navegação, botões “adicionar ao carrinho” e “finalizar compra”, e informações como as de contato e as dúvidas frequentes devem estar estrategicamente incorporados ao layout de forma a permanecerem acessíveis a partir de qualquer página do site.

Isso facilita a navegação em todo o mapa do site, estimulando os internautas a permanecerem dentro dele.

5. AJUDE O SEU SITE A SER ENCONTRADO

O Google é a ferramenta de buscas mais utilizada da internet e é nele que as pessoas vão procurar o seu site. Por isso, o uso de técnicas adequadas de SEO (Search Engine Optimization) pode facilitar muito a localização das suas páginas na internet.

Uma das principais técnicas é a definição e a organização de palavras-chave — um dos fatores que a ferramenta de busca analisa para definir a posição do seu site no ranking de resultados. Assim, elas devem fazer alusão direta ao tipo de produto ou de serviço que você oferece.

Finalizando, é crucial para o seu negócio estar bem apresentado na internet, e a forma como o seu website aborda o usuário diz muito sobre a competência e profissionalismo da sua empresa.

Características como as apresentadas foram diferenciais durante um bom tempo, entretanto, algumas já se tornaram pré-requisitos e outras estão no mesmo caminho. Por isso, na hora de criar um website, invista em técnicas e tecnologias avançadas para aperfeiçoá-lo constantemente e adaptá-lo de acordo com as tendências e demandas do mercado.

Ainda tem alguma dúvida sobre como otimizar seu website? Conte para gente nos comentários.

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