(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br
5 livros sobre gestão educacional que você precisa conhecer

5 livros sobre gestão educacional que você precisa conhecer

Gestão educacional é algo que se aprende na prática e, também, na teoria. Para se aprofundar mais no assunto e conhecer técnicas e estratégias educacionais eficazes para o ambiente de ensino, a leitura de alguns livros se revela essencial.  Para facilitar o seu dia a dia separamos algumas obras de gestão educacional que você precisa conhecer. Confira:

PLANEJAMENTO, GESTÃO E LEGISLAÇÃO ESCOLAR

AUTOR: GERALDO JOSÉ SANT’ANNA

EDITORA ÉRICA 

Assim como acontece no ambiente corporativo, no cenário educacional planejar é uma ação fundamental para o sucesso. Em “Planejamento, Gestão e Legislação Escolar”, o autor Geraldo José Sant’Anna mostra atitudes, posturas e valores que fazem a diferença no clima organizacional, levando a equipe a se comprometer e se envolver no dia a dia na instituição. O livro aborda teorias de administração, diferencia plano de projeto e mostra a importância das decisões serem tomadas coletivamente. A importância da gestão financeira, que é o calcanhar de Aquiles de muitos gestores educacionais, também tem espaço no livro.

EDUCAÇÃO DIGITAL

AUTORES: LUIZA RIBEIRO DO VALLE, MARIA JOSÉ VIANA MARINHO DE MATTOS E JOSÉ WILSON DA COSTA

PENSO EDITORA

A tecnologia pode ser uma aliada indispensável para a inclusão em sala de aula. Com sua ajuda, as diferenças deixam de ser um obstáculo para o aprendizado e a integração se torna realidade. Em “Educação Digital”, os autores reúnem exemplos práticos para orientar educadores e gestores educacionais a terem resultados eficazes em sala de aula com o auxílio da tecnologia, mostrando caminhos possívels com o uso de ferramentas digitais.

GESTÃO ESCOLAR – DICAS CORPORATIVAS

AUTOR: ALMIR VICENTINI 

EDITORA PHORTE

Trazer para o ambiente educacional aspectos da realidade corporativa, como a busca pela excelência nas ações, agilidade e importância da adaptação a uma nova realidade estabelecida pela concorrência é a proposta do livro. Em “Gestão Escolar – Dicas Corporativas”, o autor reforça ainda a necessidade dos gestores escolares se atualizarem e compartilharem seus conhecimentos com sua equipe, detalhando a importância das instituições educacionais se inspirarem nas grandes empresas para se prepararem para novos desafios.

GESTÃO PARA RESULTADOS NA EDUCAÇÃO

AUTORES: IZABELA MURICI E NEUZA CHAVES

EDITORA FALCONI

Na obra, as autoras compartilham sua experiência de mais de 10 anos em escolas de diversos estados e municípios brasileiros. No texto, Izabela e Neuza mostram como o método de gestão pode melhorar os resutados pedagógicos e como fatores comportamentais e ambientais influenciam no desempenho dos alunos e nos consequentes índices de aprovação.

GESTÃO DE ENSINO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

AUTOR: ADELAR HENGEMÜHLE 

EDITORA VOZES 

Como a educação pode ser efetivamente concretizada? Este é é o foco de “Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas”. Para  fundamentar e orientar como este objetivo pode ser alcançado, o autor usa referenciais téoricos para embasar seu discurso. A obra ainda elenca os fatores que devem ser considerados em qualquer projeto educacional para que ele tenha sucesso, como o perfil do aluno desejado, fundamentos educacionais que permitem que os conteúdos sejam melhor aproveitados, avaliação e metodologia.

E você, tem mais alguma dica de livro de gestão educacional? Dexe nos comentários!

Atendimento via WhatsApp