(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br Teraware Soluções em Software
Como a Integração de Sistemas Melhora a Produtividade nas Organizações?

Como a Integração de Sistemas Melhora a Produtividade nas Organizações?

Ultimamente, empresas de diversos segmentos se veem às voltas com o desafio de modernizar os sistemas legados, já que é preciso acompanhar o mercado, manter a competitividade e o gerenciamento de dados atualizado. Com isso, em menos de 20 anos, o que era tido como uma boa opção para gerir dados deixou de fazer sentido. Diante dessa problemática, as empresas têm muitas dificuldades com a integração de sistemas, o que se tornou um desafio para as equipes de TI.

Mas a integração é um caminho que precisa ser trilhado. Somente assim as soluções tecnológicas poderão, de fato, alcançar sua melhor performance, automatizando uma série de procedimentos operacionais.

Por que a sua Empresa Precisa da Integração de Sistemas?

Muitas empresas adotam diferentes sistemas de gestão. Por exemplo, uma organização pode ter um sistema contábil e outro voltado à gestão financeira. Quando necessário, outro sistema comum é usado para gerenciar o estoque. Geralmente, como os setores de uma organização são interligados, é comum que alguns conjuntos de dados apareçam em mais de um sistema.

O problema se inicia quando os sistemas utilizados se comunicam de uma forma precária, consequência da ausência da integração entre eles. Na prática, o que se vê é o total comprometimento da velocidade do fluxo de trabalho. Com o passar do tempo, isso tende a prejudicar as receitas da empresa, alterando significativamente a margem de lucro projetada.

Mas Afinal, quais são as Vantagens da Integração de Sistemas?

A integração de sistemas proporciona um impacto extremamente positivo para o negócio. O fluxo de trabalho passa a ser realizado sem intervalos ociosos ou lacunas, já que a ligação entre os processos é aperfeiçoada.

Confira 5 vantagens comprovadas dessa integração:

·         Aumento e melhora da produtividade

Uma das vantagens mais evidentes é o ganho de produtividade. Sistemas bem integrados criam, inclusive, um ambiente de trabalho muito mais prazeroso para os colaboradores. Satisfeitos, eles executarão as suas funções com maior empenho.

Como os gargalos são eliminados, cria-se o meio necessário para que o fluxo de trabalho seja realmente contínuo. Não se trata meramente de acelerar a realização dos processos. Sim, as conclusões ficam mais rápidas. No entanto, o que chama a atenção é a manutenção de produtos ou serviços com uma qualidade muito maior do que a anterior.

·         Diminuição dos erros

Sem a qualidade desejada, o simples aumento da produtividade é inócuo. A integração entre sistemas garante um resultado final melhor e entregue em menos tempo. Isso porque os sistemas ficam aptos a compartilhar os dados que precisam para concluir cada processo.

Com isso, o índice de retrabalho é praticamente zerado. Um dos melhores exemplos quanto à diminuição de erros se aplica ao novo cálculo do ICMS. Devido à exigência de variadas alíquotas, muitos escritórios de contabilidade ficam sujeitos a equívocos. Uma das maneiras mais salutares de lidar com procedimentos complexos como esse é justamente se amparar em sistemas automatizados e integrados.

·         Redução de custos

A eliminação do retrabalho é reflexo da diminuição de erros operacionais. Muitas vezes, as informações utilizadas são conflitantes ou duplicadas. Nessas circunstâncias, é comum que haja um retorno de um processo que já deveria ter sido finalizado. Com a exclusão dos gargalos, ocorrências como essa se tornam bem menos frequentes.

E quando ocorrem, o gestor já sabe que há um bom motivo para isso. Ele sabe que o problema não é devido a uma falha do modelo de gestão operacional. A integração de sistemas, assim, ajuda no próprio gerenciamento de custos da empresa.

·         Otimização dos processos

A otimização gerada pela integração de sistemas é mais um destaque. A partir do momento em que os processos comecem a fluir, a própria mão de obra da empresa é melhor aproveitada. Porque você pode delegar tarefas mais relevantes para os funcionários.

A automatização eficiente dispensa boa parte da necessidade de monitoramento de colaboradores. Assim, eles ficam livres para se dedicar a outras atividades mais estratégicas ou que possam ampliar ainda mais a receita da organização.

·         Ampliação do diferencial competitivo no mercado

A adoção de uma integração de sistemas eficaz causa um efeito interessante na imagem da empresa. Com essa estratégia, ela transmite a mensagem de que sabe realmente utilizar a tecnologia a favor do negócio. O resultado é a ampliação do grau de confiabilidade da empresa perante os seus stakeholders. Toda esta organização interna pode valorizar a marca e atrair novos investidores, interessados em aplicar recursos em negócios bem-sucedidos. Mais do que isso: eles fazem questão de participar de iniciativas que demonstrem um futuro a médio e longo prazo embasado em pilares sólidos.

A integração de sistemas pode levar a gestão da sua empresa a outro nível. Após planejar, implantar e monitorar os resultados, você terá a certeza que foi a decisão mais acertada possível. Que tal começar a fazer isso hoje?

Entre em contato conosco. Temos expertise para desenvolver integrações na forma de API e Web Service, simplificando a comunicação de sistemas e áreas.

Atendimento via WhatsApp