(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br
Como garantir segurança e agilidade no desenvolvimento de softwares?

Como garantir segurança e agilidade no desenvolvimento de softwares?

Quando uma empresa decide investir no desenvolvimento de um software, são muitas as expectativas e, inevitavelmente, também as dúvidas presentes. Nesse cenário, um questionamento bastante recorrente envolve a possibilidade de se desenvolver um programa que seja ao mesmo tempo seguro e não demore muito para ficar pronto. Dessa forma, garantir que segurança e agilidade coexistam no desenvolvimento do software se torna um desafio que, embora possa a princípio parecer intransponível, pode sim ser vencido se houver planejamento e definição dos conceitos a serem aplicados. Quer entender como isso é possível? Confira:

PLANEJE E DEFINA BEM SEUS OBJETIVOS

Em uma era em que muito se fala sobre agilidade e a competitividade no mercado cada vez aperta mais, as empresas têm entendido que planejar corretamente pode ser a chave para o ganho de tempo. E a verdade é que esse planejamento também não precisa ser necessariamente demorado, desde que tenha objetivos claros e seja bem feito. Guarde o seguinte: com o preparo adequado, ganha-se tempo na execução de qualquer projeto!

Se a empresa souber exatamente o que deseja alcançar com esse software, os recursos de que dispõe para criá-lo, a expectativa que tem em relação à experiência dos usuários, as funções que executará e o que precisará conter, a equipe que trabalhará nesse desenvolvimento certamente perderá muito menos tempo com retrabalhos. Assim passa a ser possível focar na segurança e nos testes.

CONTE COM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Além da qualificação e dos conhecimentos de linguagens necessárias para o desenvolvimento de um projeto desse porte, é recomendável buscar profissionais que vão do pensamento focado somente em quem encomenda e pretende usar a aplicação. Nesse caso, é necessário também considerar possíveis ameaças e riscos externos. Por essas e outras, procurar uma empresa líder em segurança e em infraestrutura pode ser o melhor caminho para garantir proteção e agilidade nas entregas na medida certa.

PENSE NA SEGURANÇA EM CADA ETAPA

Dê prioridade à segurança em todas as fases e não somente ao testar o resultado final do software, lembrando-se de que a cada etapa do caminho percorrido é necessário verificar se não foram deixadas portas abertas.

Provar a performance durante as fases intermediárias, realizar testes de penetração e simulações de invasão com foco interno e externo, além de também avaliar o comportamento dos usuários e possíveis erros por esquecimento, negligência ou até mesmo adaptações ao uso são procedimentos importantes para o desenvolvimento, uma vez que alcançar a excelência nessas etapas também garante agilidade.

ALCANCE AGILIDADE PELA INTEGRAÇÃO

Para garantir que tudo seja mais ágil e também mais seguro, as áreas de desenvolvimento e de testes das operações devem, sempre que possível, caminhar juntas. Desenvolver e testar simultaneamente o nível de confiabilidade para a devida continuidade de cada fase aumenta significativamente a agilidade e evita problemas futuros, permitindo que já se resolva a maior parte das falhas no momento em que elas são criadas, para, caso haja necessidade, já mudar algo antes de todo o trabalho prosseguir e etapas seguintes terem de ser refeitas.

Adotando métodos de cultura ágil para a gestão dos projetos, a empresa consegue não só diminuir o tempo de desenvolvimento por já haver uma maior compreensão do que é preciso fazer desde o início, como passa a até mesmo ter entregas intermediárias para atender às demandas sem esperar necessariamente pela conclusão de todas as partes. Assim é possível receber feedbacks construtivos a respeito da qualidade por níveis de entregas.

Incluir a automatização nisso tudo também é válido, obviamente sempre que cabível. Em vez de os desenvolvedores irem fazendo todos esses testes à mão, automatizar a etapa com tecnologia de ponta permite que eles ganhem tempo. E tempo oferece segurança para prosseguirem agilmente com a certeza de que tudo está sendo testado e feito sem potenciais falhas.

Unir segurança e agilidade é, portanto, uma tendência possível graças a um modelo inovador de projetar e executar sempre de acordo com as demandas de cada cliente, analisando suas reais necessidades. E você, o que tem feito para desenvolver seus softwares com segurança e rapidez? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e divida suas experiências e seus questionamentos conosco!

Atendimento via WhatsApp