(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br
Design responsivo: como seu site pode atender todas as plataformas

Design responsivo: como seu site pode atender todas as plataformas

O aumento do uso de dispositivos como os smartphones trouxe consigo a necessidade de implantar um design responsivo aos web sites. Dessa forma, a experiência de navegação do usuário não é prejudicada. Mas você sabe o que é design responsivo e como ele pode ser implantado no seu site de maneira simples?

Nesse artigo, vamos explicar um pouco sobre a importância desse conceito, além de dicas de como usar essa solução no seu site.

O QUE É DESIGN RESPONSIVO?

O design responsivo nada mais é do que um conceito de estruturação HTML e CSS que tem por finalidade adaptar o formato de web sites em telas de qualquer resolução e em qualquer dispositivo.

Em outras palavras, quando o site é responsivo, ele pode ser acessado de desktops, tablets, TVs e smartphones com adaptações quanto ao menu, o tamanho das imagens, e a disposição das páginas de forma simples e fluida. Isso significa maior facilidade de navegação entre páginas para o usuário, além de mais engajamento e mais possibilidades de conversão para o site.

COMO TER UM SITE RESPONSIVO?

Ao contrário do que talvez possa parecer, aplicar o conceito de design responsivo em seu site não é nenhum bicho de sete cabeças. É necessário somente que o desenvolvedor do site siga alguns passos básicos.

Atente-se a quatro pontos principais que vão ajudar a otimizar a experiência do usuário de maneira rápida, sem complicações:

CONHEÇA OS MEDIA QUERIES

Os Media Queries são ferramentas CSS3 valiosas que ajudam, por meio dos Media Types, a detectar as características do dispositivo onde o site será exibido, e a partir deles, escolher automaticamente as proporções das imagens e o estilo do site que será apresentado.

MANTENHA O LAYOUT FLUIDO E LIMPO

Isso é uma coisa que todo mundo fala e pode parecer clichê, mas isso tem uma razão de ser. Um site com layout limpo, sem aquele monte de códigos desnecessários, faz toda a diferença na responsividade. Escolher um grid que seja relativo em vez de um grid fixo também otimiza a experiência do usuário independentemente do dispositivo utilizado para a navegação.

É importante lembrar também que, bem como as imagens, o conteúdo também deve ser adaptável.

DEIXE AS IMAGENS FLEXÍVEIS

Uma forma eficiente de deixar suas imagens flexíveis é, obviamente, escolher imagens de excelente qualidade, aliadas à determinação de tamanho por porcentagem em vez de medidas. Assim, o próprio sistema fará os cálculos do tamanho da imagem automaticamente na tela em que o site for exibido.

DEFINA MAX E MIN

É importante não esquecer de aplicar max-* e min-* nos códigos, como um limite necessário. Isso ajuda a evitar que o site seja muito reduzido ou muito aumentado em uma tela a ponto de prejudicar a experiência de navegação do usuário.

Deu para perceber que ter um site com design responsivo é mais simples do que parece e traz muitas vantagens, não é verdade? Você já utiliza esse conceito em seu site? Conta pra gente a sua experiência aqui nos comentários! E, caso queira saber as diferenças entre um site responsivo e um site mobile, leia nosso artigo sobre o assunto clicando aqui.

Atendimento via WhatsApp