Whats 98310-8343 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br
Digitalização de Dados: Aposte na Eficiência

Digitalização de Dados: Aposte na Eficiência

A digitalização de dados é parte elementar — e importantíssima — da transformação digital que muitas empresas já adotaram ou estão em processo de implementação.

Contudo, existe ainda muito empreendedor que não encontrou um planejamento ideal capaz de atender às suas necessidades, características da empresa e aos seus objetivos.

Por isso, neste post vamos mostrar o impacto positivo da digitalização de dados de maneira geral. Assim, é mais fácil avaliar o efeito transformador das novas tecnologias dentro do seu fluxo de trabalho.

Boa leitura!

O que é a Digitalização de Dados?

Essencialmente, o conceito de digitalização reside na transformação de informações, dados e documentos em arquivos digitais.

Isso passa, geralmente, por dois processos distintos:

- A conversão de documentos físicos em formato digital;

- A elaboração de novos dados, arquivos e documentos diretamente por meio digital.

Dessa maneira, o trabalho analógico, o manuseio de papéis e o acúmulo de informações em arquivos que só ocupam espaço deixam, gradualmente, de existir.

E o melhor: sua empresa ganha em benefícios múltiplos que o processo de digitalização de dados estabelece — seja em curto, médio e longo prazo.

Qual é a importância da digitalização de dados?

O impacto da digitalização de dados dentro de uma empresa é enorme. Confira alguns dos pontos que separamos, abaixo!

Melhoria no fluxo de trabalho

Com o auxílio de softwares de gestão, por exemplo, sua empresa abre mão do uso de papéis e lida, de maneira integrada, com o fluxo de trabalho de maneira totalmente digital.

Os setores acessam o mesmo software, editam e compartilham as informações (que são atualizadas em tempo real para todos) e ganham em agilidade e precisão no trabalho cotidiano.

Sem falar que a perda ou o extravio de papéis importantes deixam de acontecer, já que os dados permanecem salvos em um servidor na nuvem.

Mais competitividade para a sua empresa

Em uma pesquisa recente, 70% das empresas ouvidas disseram que a transformação digital é importante para o crescimento delas. Ou seja: é hora de correr atrás da digitalização de dados para estar à frente da concorrência e, assim, gerar vantagens competitivas para a sua marca.

Como resultado, isso pode agregar um serviço de mais qualidade para o seu público-alvo — permitindo atrair novos consumidores e reter os habituais clientes — e torna a sua empresa, como um todo, mais automatizada.

Transformação na rotina de trabalho dos seus funcionários

Imagine que a digitalização de dados pode transformar a sua gestão por completo: afinal de contas, todos os dados imputados em um sistema se convertem em informação valiosa para a sua tomada de decisão.

Ou seja: com uma gestão baseada em dados, seu trabalho é amparado por dados atualizados automaticamente, e em tempo real, agilizando as decisões e garantindo mais precisão nas suas escolhas.

Para os seus colaboradores, essa automatização se converte em mais produtividade para eles. Afinal de contas, existirá uma necessidade menor de lidar com a inclusão e edição de dados. Seus profissionais se tornam, com isso, mais analíticos e estratégicos e menos reféns de processos burocráticos e manuais.

Como digitalizar a sua empresa?

Trabalhar com a digitalização de dados passa pelo investimento em tecnologias que são acessíveis, personalizáveis e geram impacto de imediato na sua rotina.

É o caso do ERP, por exemplo, que integra, automatiza e garante mais flexibilidade e mobilidade para a sua empresa. Trata-se de um software de gestão que carrega, em seu DNA, os alicerces da transformação digital e pode agregar muito mais valor ao seu trabalho.

Para saber mais a respeito e entender como a digitalização de dados pode transformar, verdadeiramente, o seu negócio, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!