Whats 98310-8343 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br Teraware Soluções em Software
É Possível Integrar ERP e Loja Virtual?

É Possível Integrar ERP e Loja Virtual?

Independentemente do tamanho da empresa, é praticamente impensável trabalhar sem um ERP (Sistema de Gestão Empresarial) nos dias de hoje. E se o seu negócio for exclusivamente online, através da web, o seu ERP deve estar integrado com sua Loja Virtual.

Neste post, você vai entender melhor o que é e como funciona o ERP Integrado, bem como qual a sua importância para a sua empresa, além orientações sobre qual o melhor sistema de gestão empresarial. Bora conferir?

ERP Integrado: o que é?

Basicamente o ERP Integrado, ou software de gestão empresarial integrado, visa auxiliar o gestor da empresa no intuito de melhorar os processos internos, integrando-os. Em suma, as atividades de diferentes setores, desde vendas à contabilidade, estoque e financeiro, estariam com dados e informações relevantes à empresa totalmente integralizados, facilitando o acesso e viabilizando a comunicação da empresa, além da tomada de decisões.

Por centralizar todas estas informações em uma plataforma única, todo o fluxo de dados da organização flui mais rapidamente, sendo facilmente acessado quando necessário e em qualquer lugar do mundo, com o advento do acesso às informações na nuvem.

Mas afinal, como funciona ERP Integrado?

Em tópicos, o ERP integrado consegue auxiliar diretamente o gestor em:

 - Administrar as contas a pagar e a receber, com dados coesos e mais confiáveis;

 - Monitorar as vendas da empresa, podendo agir mais rapidamente se necessário;

 - Acompanhar os pedidos de compras, estoques;

 - Emitir relatórios contábeis mais precisos;

 - Ter toda a carga tributária muito bem relacionada;

 - Controlar e permitir acessos ao sistema, conforme o nível hierárquico da empresa ou mesmo por necessidade técnica do profissional.

Em suma, o ERP Integrado funciona como um facilitador do gerenciamento de todas as informações de diversos setores de uma organização, viabilizando e facilitando os processos da mesma.

E como é a Loja virtual com ERP Integrado?

Depois de uma breve introdução do que é o ERP e como ele funciona, e de qual maneira ele pode ajudar a gestão e os negócios de uma empresa, vamos avançar para quem tem uma loja virtual (e-commerce), e quer organizar todas informações de uma maneira controlada, objetivada e hierarquizada, que seria um verdadeiro desafio sem a ajuda de um ERP.

Quais as Vantagens em ter Loja Virtual com ERP Integrado?

- Fidelização de clientes:

Com informações mais detalhadas acerca de todos clientes, o gestor pode manipular estes dados de forma a traçar um perfil especifico e apurado sobre cada um deles. Esta personalização favorece oferecer produtos e serviços também personalizados, garantindo maior satisfação dos consumidores, e consequente fidelização de clientes.

- Automatização dos processos

Conferir vendas, tributos, contabilidade, atualizar planilhas de estoque e informar pagamentos/recebimentos e muitos outros processos presentes em uma empresa, principalmente nas virtuais, não podem gerar dados que ponham em dúvida a confiabilidade das informações. A única forma de tê-los mais confiáveis é através da automatização dos processos empresariais, através do ERP Integrado para Loja Virtual.

Reduções

 - Estoque: com a consequente melhora na administração de estoque, o gestor com certeza vai conseguir diminuí-lo, evitando compras e custos acima do necessário e possíveis desperdícios.

 - Pessoal: como a maioria dos processos estarão automatizados, você vai poder direcionar melhor seus colaboradores para outras funções na empresa, reduzindo, inclusive, o quadro de funcionários necessários para todas as operações.

 - Erros: com dados mais confiáveis, processos mais redondos e a comunicação entre os diversos setores da empresa fluindo melhor e mais rapidamente, os erros tendem a diminuir significativamente.

 - Custos: dados mais confiáveis, redução de erros e comunicação fluindo melhor significa evitar retrabalhos e, como consequência, contribui para reduzir custos.

No entanto, nem todos estes sistemas de gestão empresarial integram-se perfeitamente com as lojas virtuais. É preciso contratar sistemas que já conversam entre si ou investir na integração de sistemas.

Aqui na Teraware pode auxiliar se você tem essa dor. Temos expertise na integração entre sistemas através de APIs e Web Service, simplificando a comunicação de sistemas e áreas. Entre em contato conosco.