(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br
Entenda a importância da gestão de portfólio de projetos para sua empresa

Entenda a importância da gestão de portfólio de projetos para sua empresa

A gestão de portfólio de projetos nada mais é do que uma administração centralizada feita por empresários e gerentes que desejam analisar, de forma coletiva, os projetos da empresa. Esse tipo de gerenciamento ajuda a manter a viabilidade e a eficiência de cada plano da organização, contribui para a tomada de decisões estratégicas e auxilia, também, no crescimento saudável do negócio. Ficou interessado em saber como a gestão de portfólio de projetos pode ser aplicada em seu empreendimento? Então leia esta postagem:

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS

A gestão de portfólio de projetos permite que administradores centralizem e analisem todos os esquemas da empresa para dirigi-los e, se necessário, corrigir cada um deles em tempo hábil. As empresas que adotam esse gerenciamento se tornam mais eficientes e conseguem, por exemplo, ultrapassar com mais facilidade o retorno sobre o investimento estipulado anteriormente.

VANTAGENS DA GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS

Organizações que trabalham com a gestão de portfólio de projetos conseguem diversos benefícios, como a redução de custo e o crescimento da satisfação dos clientes. Veja abaixo algumas dessas vantagens aplicadas na prática:

CRIA PROPOSTAS DE PROJETOS COERENTES

Esse tipo de gerenciamento permite a criação de propostas de projetos alinhadas com os processos de avaliação e de aprovação da empresa. Em outras palavras, todos os projetos devem ser avaliados para identificar se seus objetivos estão ou não de acordo com as estratégias do negócio, classificando-os de acordo com sua viabilidade para a organização.

O que faz uma gestão de portfólio de projetos ser eficiente é contar com um processo claro e descritivo de cada uma das propostas da empresa. Nessa etapa, é importante comparar os diversos planos disponíveis e focar naqueles que são mais estratégicos. Uma ferramenta interessante para esse caso é o gráfico de bolhas.

ACELERA A TOMADA DE DECISÕES ESTRATÉGICAS

Uma das principais utilidades desse gerenciamento é a facilidade do acesso às novas iniciativas da empresa e aos planos administrativos e operacionais já em andamento, que minimiza contratempos e sistematiza a tomada de decisões estratégicas para a empresa.

Com a gestão de portfólio de projetos, é possível vincular cada iniciativa com o plano estratégico da corporação de duas formas:

  • Bottom-up: é um processo indutivo distribuído dentro da organização por meio de propostas distintas de projetos indicadores de alinhamento, isso quando cada projeto é alinhado individualmente.
  • Top-down: é uma forma de acelerar a tomada de decisões estratégicas utilizando as metas e a visão corporativa para a adoção de planos estratégicos e para a definição de prioridades de recursos voltados para aplicações e projetos.

ALAVANCA O CRESCIMENTO GERAL

Softwares de gestão de projetos — ferramentas mais usadas para realizar esse tipo de gestão, uma vez que automatizam e simplificam muitos passos do trabalho administrativo — realizam projeções para a empresa levando em conta seus objetivos iniciais de expansão e crescimento.

Com um bom software é possível construir um portfólio tanto bottom-up quanto top-down, já que uma abordagem acaba complementando as limitações da outra. E um gerenciamento de projetos realmente eficaz precisa contemplar as duas metodologias para apresentar bons resultados.

IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS

Uma das metodologias mais eficientes para quantificar os índices da gestão de portfólio é a ferramenta de medição Valor Comercial Esperado (VCE). Com esse método é possível determinar tanto o orçamento disponível para cada projeto como os riscos envolvidos em cada um.

Outra importante ferramenta que auxilia bastante na gestão de portfólios é o chamado modelo de notas. A partir dele, cada projeto é pontuado individualmente de acordo com critérios definidos pela própria organização, cabendo à empresa determinar as variáveis relevantes — como a demanda de mercado e as questões técnicas envolvidas na produção de um item, por exemplo. Ao analisar todos esses fatores em conjunto, a gestão de portfólio de projetos classifica e determina a viabilidade — ou não — da execução de cada trabalho.

Percebeu como a gestão de portfólio de projetos pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua empresa? Ficou ainda com alguma dúvida? Então deixe sua questão em nossos comentários e participe da conversa!

Atendimento via WhatsApp