(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br
O mundo será normal pós COVID-19?

O mundo será normal pós COVID-19?

Na minha visão não, teremos um novo normal, sempre que a sociedade passa por uma pandemia muitas coisas mudam, vou falar sobre os pontos que envolvem tecnologia que é minha área, darei ênfase nos seguintes pontos:

1 – Mudança do off-line para o online

Alguns setores serão mais afetados por esta mudança, pois teremos mais pessoas ingressando no mundo digital, ou seja, mais pessoas realizando tarefas que antes eram feitas na maioria das vezes de forma off-line, por exemplo: compras em supermercados, farmácias, restaurantes e lojas de departamento.

Os marketplaces estão oferecendo e negociando produtos cada vez mais diversificados onde se utilizam das ferramentas disponíveis para facilitação das compras, no que resultará em um aumento de e-commerces e logística de entregas. Inclusive, muitas empresas estão investindo em drones para entrega de produtos confira este vídeo AQUI.

2 – Interações humanas

Seguramente, a interação social sofrerá mais impacto, tendo em vista que não temos previsão de quando e se o vírus desaparecerá. Teremos que nos habituar a uma vida mais EAD, seja para estudar, trabalhar ou simples compromissos do cotidiano. O ponto positivo é que resultará em um aproveitamento melhor do tempo (como o de deslocamento, por exemplo) e diminuição de custos (combustível e passagens). Em contrapartida, as atividades de lazer e a prática de exercícios terão que ser realizadas em espaços adaptados ou mesmo em casa, como muitos já estão fazendo.

3 – Grandes centros comerciais imobiliários

A busca por grandes escritórios nas regiões mais caras dos grandes centros comerciais está enfraquecendo cada vez mais, pois muitas empresas que trabalham na modalidade home office estão buscando a descentralização de suas operações, e isso resulta em uma redução de custos para a empresa, consequentemente poderá diminuir o problema com a mão-de-obra na área da TI que hoje é muito escasso, e para os colaboradores terão um aumento de qualidade de vida.

4 – Geração One Touch

Eu chamo esta geração das pessoas que nunca tiveram contato com o mundo digital, ou seu interesse por ele não era necessário até o momento. Diferente de quem nasce no mundo digital como a geração Z, existe uma geração que não possui conta em banco, que nunca comprou através da internet por medo ou desconhecimento, opta por não usar estes recursos. Tudo indica que haverá um aumento significativo desta geração entrando no mundo digital.

5 – Transações físicas: uso do dinheiro

De acordo com os pontos que citei acima, acredito que o uso e a circulação do dinheiro físico irá diminuir no passo que as transações online aumentam, deverá ser o caminho da grande maioria. Muitos bancos e fintechs hoje trabalham nesta categoria onde cada vez mais buscam melhorias em segurança e inovação. O Banco Central criou padrão único de QR Code para facilitar pagamentos no Brasil  para promover aumento da transparência nas operações.

6 – Considerações Gerais

Concluindo, muitas empresas mudarão à proporção que serão afetadas, mas a única certeza é que teremos que nos adaptar ao novo mundo empresarial que virá, caso contrário, estas não sobreviverão.  

Com estes mudanças muitos problemas surgiram e terão de ser resolvidos com esta mudança exponencial, uma delas que cito é a LGPD onde o limite de implementação seria este ano, mais creio que seja prorrogada, e com esses novos ambientes empresa, home office, terá que ser pensado em dados importantes que transitam nesses canais.

Sua empresa precisa de ajuda para vencer este momento? Entre em contato conosco, nós teremos o prazer em te ajudar.

Fale Conosco!

Autor: Pedro Godinho - Linkedin

 

Atendimento via WhatsApp