(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br
Outsourcing de software: cuidados básicos para fazer a melhor opção  - Teraware Soluções em Software e Internet

Outsourcing de software: cuidados básicos para fazer a melhor opção - Teraware Soluções em Software e Internet

Outsourcing de software é um termo em inglês usado para se referir à terceirização de etapas na criação de um projeto web, um sistema ou tantas outras soluções em TI. E você por acaso sabia que a terceirização de partes do desenvolvimento de uma ferramenta é uma maneira bem mais em conta de flexibilizar e controlar o orçamento de uma companhia? Em uma época em que a redução de gastos e a necessidade de melhoria dos investimentos de companhias é cada vez maior, muitas empresas têm optado por essa solução.

Com o outsourcing é possível evitar a manutenção de recursos humanos e de software que não sejam necessários, diminuir custos com alocação de espaços e, consequentemente, maximizar os lucros. Quer conhecer mais sobre essa maneira inovadora de fazer negócios? Então confira nosso post de hoje!

PRINCIPAIS CUIDADOS AO OPTAR PELO OUTSOURCING DE SOFTWARE

A contratação de uma empresa para auxiliar no desenvolvimento e na integração de projetos de TI atraem muitas organizações hoje em dia. E os benefícios vão além de uma simples redução de gastos, possibilitando também o aumento dos lucros, uma maior agilidade nos processos e a flexibilização das atividades rotineiras. Mas para tudo isso acontecer sem maiores problemas, é preciso tomar alguns cuidados antes de formar novas parcerias. Veja só:

DEFINIÇÃO CLARA DO ESCOPO

Os prestadores de serviços precisam de informações claras e objetivas a respeito dos serviços que irão prestar, do tempo de duração do projeto e das áreas da corporação que serão atingidas, garantindo assim uma maior eficiência da atividade contratada.

BUSCA POR REFERÊNCIAS

Verifique a postura da empresa com os clientes anteriores, certifique-se de que ela possui experiência com os projetos que você quer executar e se ela possui estrutura suficiente para lidar com o porte da sua organização.

DOCUMENTAÇÃO DE ATIVIDADES

Absolutamente todas as atividades executadas pela empresa devem ser devidamente documentadas a fim de otimizar os processos internos e aferir mais de perto a qualidade do serviço prestado.

PLANO DE AÇÃO E PROJEÇÕES

Um bom plano de ação é simplesmente fundamental para orientar o serviço que será executado durante oprojeto, além de nortear as expectativas de desenvolvimento do time como um todo.

QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

O outsourcing pode ser encarado como uma oportunidade para ter acesso rápido e fácil aos melhores profissionais de Tecnologia da Informação do mercado. Justamente por isso, a escolha de uma boa companhia deve ser feita por meio de processos criteriosos, buscando verificar suas certificações de qualidade e especializações técnicas.

PRINCIPAIS ERROS COM O OUTSOURCING DE SOFTWARE

Agora que você já conhece alguns dos principais cuidados, que tal aprender a evitar erros?

TERCEIRIZAR PROCESSOS FUNDAMENTAIS

Ao terceirizar partes do negócio que estejam diretamente ligadas a seu cliente, muitas empresas podem perder o controle sobre o cumprimento de suas metas e a qualidade do serviço prestado ao consumidor.

SUPERESTIMAR A REDUÇÃO DE CUSTOS

Estima-se que a economia de gastos com a terceirização de uma tarefa fique entre 20% e 30% do valor de sua execução dentro da própria companhia. Ao ignorar esse valor, administradores podem acabar se frustrando.

NEGLIGENCIAR MÉTRICAS DOS RESULTADOS

Tão grave quanto superestimar métricas é negligenciá-las. Por isso, assim como as metas, os horários e as atividades dos colaboradores devem ser medidos, bem como as tarefas da empresa contratada para o desenvolvimento do seu sistema. Além disso, ter um plano B para o caso de algo dar errado é fundamental.

NÃO TER UM CONTRATO BEM DEFINIDO

Além da busca por uma companhia com boas referências, o outsourcing de software deve ser feito por meio de um bom contrato de execução de serviços, que abranja todas as etapas do serviço prestado, além de metas, responsabilidades e deveres.

Viu como terceirizar o desenvolvimento de um sistema pode ser uma boa alternativa para companhias que buscam reduzir custos e agilizar processos? Para tanto, é fundamental que o gestor de TI entenda a importância da escolha de uma boa empresa, com soluções inovadoras de gestão e tecnologia. Assim é possível atingir as metas desejadas de produtividade com baixo custo de investimento e alta rentabilidade.

E então, ficou ainda alguma dúvida ou tem sugestões a fazer? Comente aqui e compartilhe suas impressões conosco! Participe!

Atendimento via WhatsApp