(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br
Por que investir em material didático on-line na sua instituição de ensino

Por que investir em material didático on-line na sua instituição de ensino

Ignorar o uso da tecnologia nas nossas rotinas diárias é, atualmente, uma tarefa considerada praticamente impossível. Vivemos em função da nossa conexão com a internet e vários softwares e aplicativos que estão associadas com essa grande rede de comunicação criada pelo homem.

Com a tecnologia fazendo cada vez mais parte do nosso dia a dia, impedir que o uso da internet e de materiais didáticos online é uma conduta que tem se tornado muito mais do que obsoleta – ela é também muito difícil de ser mantida.

Se você tem sido resistente quanto a uso de material didático online na sua instituição de ensino, prepare-se para ler esse artigo. Nele você vai compreender por que investir nesse tipo de tecnologia é considerado indispensável para seus alunos e professores. Boa leitura!

FACILIDADE DAS NOVAS GERAÇÕES EM LIDAR COM A TECNOLOGIA

Não há como negar que as novas gerações de alunos, que estão chegando não somente nas faculdades mas também nas escolas de todo o país, tem uma grande afinidade com a tecnologia. Ao contrário do que acontece com a geração de seus pais, que ainda apresentam discretas dificuldades em acessar um e-mail ou se logar em uma plataforma online, a geração que nasceu na era da tecnologia é completamente adaptada a tudo que está relacionado com esse universo.

Oferecer para esses alunos, que são verdadeiros apaixonados com tecnologia, uma oportunidade de utilizá-la na sua rotina de aprendizado é uma maneira de também se beneficiar da facilidade que eles tem ao lidar com esse tipo de material.

POSSIBILIDADES DIFERENTES DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS

Pense em todas as situações que não podem ser apresentadas ou criadas em uma sala de aula por não contar com material ou até mesmo espaço para reproduzí-las para seus alunos. O material didático online aumenta as possibilidades dos professores explorarem outras técnicas para poder ensinar e apresentar teorias e experiências à seus alunos.

Experimentos químicos, aulas de anatomia, exemplos de equações matemáticas, vídeos históricos e muitas outras situações que enriqueceriam o aprendizado de um aluno sobre uma disciplina podem ser muito bem explorados com o uso de material didático online. Graças à tecnologia, os professores não ficam somente restritos à tradicional lousa e as apostilas e livros de papel.

MAIOR INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES MESMO FORA DA SALA DE AULA

Uma das maiores limitações da sala de aula convencional é a pouca possibilidade que professores e alunos tem para interagir no momento em que eles estão realizando algum exercício em casa, ou estudando na biblioteca. Com a plataforma online o aluno pode aproveitar para interagir com o professor em momentos distintos, com a ajuda de fóruns, ou até mesmo acessar alguma aula disponível online para tirar suas dúvidas sobre determinado assunto.

GANHO DE FLEXIBILIDADE PARA PROFESSORES E ALUNOS

O professor gostaria de oferecer aquela aula de revisão para os alunos antes da prova, mas não vai poder? Com o material didático on-line essa situação é possível, visto que os vídeos e exercícios podem ficar disponíveis na plataforma por tempo indeterminado, para que os alunos acessem as aulas sempre que desejarem. Essa flexibilidade é importantíssima para professores e alunos, que ganham tempo e muita experiência com essa alternativa.

O material didático online é uma tendência que veio para ficar e, eventualmente, as instituições de ensino vão ter que se adaptar a essa situação para não se tornarem obsoletas e pouco atrativas para seus alunos.

Você já testou algum tipo de material didático online na sua escola? Compartilhe conosco a sua opinião e experiência sobre esse assunto!

Atendimento via WhatsApp