(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br Teraware Soluções em Software
Por que o ERP para a Indústria é Importante?

Por que o ERP para a Indústria é Importante?

Capacidade de controlar a produção, para gerenciar seus negócios, identificar problemas e conseguir melhor proveito de suas máquinas e colaboradores. O ERP para a Indústria se tornou essencial para uma gestão eficiente.

Com a ampla concorrência, nacional e internacional, a pandemia e as demandas fiscais, cada vez mais as indústrias percebem que o caminho para o sucesso, ou mesmo para se manter em operação, é a gestão organizada que gera mais produtividade.

Ainda assim, a realidade nacional tem as suas particularidades. São muitas as indústrias que ainda recorrem a planilhas improvisadas, tornando o processo desorganizado e suscetível a erros. Ou, quando utilizam sistemas de gerenciamento, eles são tão básicos que não são capazes de atender a necessidade de organização e gestão de uma linha de produção.

E se engana quem acha que organizar a sua indústria e adaptar os seus processos dentro de um sistema ERP industrial é algo muito desafiador. Obviamente existem suas complexidades e pontos de atenção, mas as vantagens são muito maiores. Confira:

Recordando: O que é o Sistema ERP?

O sistema ERP é uma plataforma de gestão para empresas que integra todas as informações e processos do negócio em um banco de dados centralizado. Ou seja, ao invés de usar um sistema ou uma planilha para cada setor da sua indústria, você pode contar com o ERP para integrar todos os setores e áreas. Estes sistemas podem ser instalados nos computadores da sua fábrica ou em servidores online na nuvem, por exemplo.

E como Escolher um ERP que Atenda sua Indústria?

Com todas essas funcionalidades, o ERP acaba se tornando uma peça chave da sua indústria, já que será o responsável por gerir todas as áreas funcionais de maneira integrada. Desta forma, é fácil perceber que a escolha de um sistema desta importância não deve ser feita no impulso ou baseada apenas no preço. Este sistema será o coração da gestão da sua indústria e deve ser escolhido com atenção, ao invés de uma “compra de prateleira” visando o mais barato, por exemplo.

O caso se agrava quando se trata de indústrias, pois geralmente este tipo de negócio é muito mais complexo do que empresas de comércio ou serviço.

Qual o Objetivo de um Sistema ERP para uma Indústria?

O objetivo de um sistema ERP é organizar as informações da indústria de forma centralizada e gerir o seu fluxo por toda a sua operação. Isso permite acesso rápido e confiável a informações da indústria, possibilitando a tomada de decisões gerenciais baseadas em dados reais e centralizados. Existem ERPs com diversos níveis de abrangência e podem alcançar cada passo da operação de uma indústria, indo desde o setor comercial, produção, contas a pagar e receber, fiscal, chão de fábrica, expedição e até pós-venda, com dados em painéis de desempenho e outras informações.

Benefícios de Implantar um Sistema ERP em uma Indústria

Se implantado de forma correta, um sistema ERP industrial é capaz de levar uma gestão industrial ao seu máximo potencial. Na sequência, vamos listar alguns dos benefícios que sua indústria pode ter com a implementação do ERP.

  •         Aumento da Produtividade de Máquinas e Colaboradores

O aumento da produtividade, tanto de máquinas como de colaboradores, é sem dúvidas um dos principais benefícios diretos em implantar um sistema de ERP industrial. Com uma ferramenta como essa você poderá controlar toda a sua produção e com isso identificar onde seus recursos estão sendo subutilizados, para então aplicar formas de utilizar todo seu potencial.

No setor pessoal, você poderá eliminar o retrabalho gerado por utilizar diversas planilhas ou sistemas diferentes não integrados. Além disso, você poderá utilizar as informações para aplicação de incentivos e premiações a equipe, por exemplo.

  •         Redução de Custos

Sem dúvidas este é um dos principais benefícios almejados pelos gestores que optam por utilizar um sistema ERP, e eles estão certos em fazer esta escolha. A boa implantação de um sistema ERP em uma indústria pode ser um grande poupador de gastos desnecessários e perdas no processo produtivo.

O sistema permite uma redução nas despesas administrativas com vendas e negociações, até um controle minucioso do seu estoque e linha de produção, identificando perdas nesses processos e oportunidades de melhoria com redução de custos. As possibilidades são muitas, já que com uma visão geral do seu negócio, você conseguirá identificar falhas e alterar seus processos de negócio de forma muito mais fácil.

  •         Redução de Erros e Segurança de Dados

Um sistema de ERP também irá deixar a gestão da sua indústria muito menos propícia ao erro e mais segura. O primeiro item é possível já que um bom ERP deverá ter validações baseadas nas melhores práticas e desenvolvidas por especialistas, não permitindo, por exemplo, que dados sejam preenchidos incorretamente.

Na questão da segurança, o sistema ERP traz muito mais tranquilidade para uma indústria, pois todos os dados ficam salvos em servidores robustos e com backups. Desta forma, você não irá perder informações caso seu computador tenha algum problema ou aconteça algum acidente que destrua seus arquivos físicos. A segurança também é relativa à espionagem industrial, onde suas informações estarão muito mais seguras dentro de sistemas de gestão confiáveis.

  •         Padronização dos Processos da Indústria

Outra grande vantagem em um software ERP para a indústria em relação a planilhas e sistemas não integrados é a padronização dos processos e dados gerados pela sua indústria. Garantindo a integração entre seus setores e uniformidade dos dados, eliminando assim erros de sincronização entre sistemas e planilhas.

  •         Tenha Decisões Acertadas para sua Indústria

Como você acompanhou, as vantagens ao implantar um sistema ERP para a indústria são muitas. Aproveitando todo o potencial, reduzindo custos e unificando sua gestão será possível alcançar o tão desejado sucesso.

Aqui na Teraware, produzimos soluções para a indústria desde a sua fundação, com soluções ERP e pontuais na área de produção.

Entre em contato conosco, podemos desenvolver sistemas com total aderência aos processos de sua indústria.