(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br Teraware Soluções em Software
Quantas Vezes o seu Projeto de Software já foi Adiado?

Quantas Vezes o seu Projeto de Software já foi Adiado?

Cansou de ter seu projeto de software adiado por razões diversas?

Esse é um dos obstáculos que mais percebemos, aqui, com os clientes da Teraware.

No entanto, é possível driblar de vez os problemas e deixá-los para trás, finalmente ingressando na implementação do seu projeto de software, como um ERP, por exemplo.

Afinal, a sua concretização traz uma série de vantagens para o cotidiano, como a otimização da experiência dos seus colaboradores e a redução de tempo para a realização de tarefas. O que, consequentemente, se traduz no aumento de produtividade e de resultados.

Veja, a seguir, como desenvolver um projeto de software resistente a adiamentos!

O que considerar na hora de desenvolver um projeto de software?

Entender as necessidades da empresa, o seu fluxo de trabalho e processos envolvidos e também identificar suas características são elementos-chave para compor um desenvolvimento de software.

Tenha em mente, também, que não pode faltar um pensamento estratégico organizacional para garantir enfoque completo na solução de maneira que atenda a todos da melhor forma.

E certifique-se de que o seu projeto de software vai compreender toda e qualquer relação com os usuários. Por exemplo: sua solução pode atender tanto aos colaboradores quanto aos clientes. São experiências distintas, mas que atendem a ambos os perfis.

Daí, a relevância em conhecer as etapas essenciais para compor seu projeto de software!

Quais são as principais fases para desenvolver um projeto de software?

Faça um mapeamento de toda a empresa e alinhe com as necessidades e características dela. A partir daí, fica mais fácil elaborar um projeto capaz de superar grande parte dos desafios pelo caminho. Veja, abaixo, quais são essas etapas!

Defina o objetivo do projeto de software

Analise e liste, por ordem de prioridade, os requisitos do software que vai ser desenvolvido.

Isso tudo serve para ter a certeza do que o seu projeto necessita, de maneira que a ordem de prioridade vai garantir uma espécie de passo a passo para concluí-lo gradualmente.

Avaliação de viabilidade

O projeto de software é viável dentro das circunstâncias e recursos disponíveis? Identifique os riscos e obstáculos e garanta que foi checado:

- Existência de soluções tecnológicas que podem atender às suas necessidades, e por um preço mais vantajoso. O mesmo vale para os códigos e frameworks usados. Quem sabe, isso, pode até mesmo agilizar o seu desenvolvimento de software;

- Recursos e aplicativos que serão necessários, como banco de dados, armazenamento na nuvem e linguagens de programação, entre outros.

Quanto mais completa a análise, menos riscos e imprevistos vão interpelar seu caminho.

Documentação

Detalhe, em seu projeto de software, todo o desenvolvimento em um documento. Ele servirá de guia e também histórico para aprimorar os próximos trabalhos similares.

Com a documentação, inclusive, é fácil analisar um problema, já que todo o procedimento está explicitado no material. Isso agrega em agilidade e precisão na solução de problemas.

Testes

Essa é a viabilidade prática. Ou seja: testes para certificar-se de que tudo ocorreu como o planejado no seu projeto de software. É aqui, inclusive, que deve existir um senso crítico para avaliar todos os recursos e funcionalidades de sua plataforma.

Com isso, seus testadores devem buscar, a todo custo, falhas e problemas para garantir a melhor experiência possível quando o seu sistema for lançado.

Além dessas etapas, é importante contar com o trabalho de especialistas gabaritados no mercado. Isso tende a agilizar e garantir eficácia e um bom desenvolvimento do seu projeto de software seguindo cada uma das etapas acima citadas, criando, assim, um software sob medida.

Aqui na Teraware entendemos que, muitas vezes, o gestor não consegue visualizar onde e como um software empresarial pode auxiliar. Ou ainda não consegue enxergar como otimizar os sistemas que estão em operação. Por isso nos colocamos à disposição para conversar. Nossos especialistas podem ajudar muito na concepção de projetos de software, no mapeamento de processos organizacionais e no apontamento de gargalos possíveis de serem corrigidos a partir de soluções tecnológicas.

Não adie mais seus projetos de software, conte com a Teraware!