(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br Teraware Soluções em Software
Quando Contratar uma Fábrica de Software?

Quando Contratar uma Fábrica de Software?

Chega um momento em que é preciso encarar a questão: devo contratar uma fábrica de software ou montar um time interno? Fato é, se a sua empresa não tiver experiência com desenvolvimento de software, pode ser muito frustrante escolher a segunda opção. É preciso muito engajamento para que o projeto de uma nova solução tecnológica saia do papel.

Contratar uma empresa com expertise em desenvolvimento se torna a opção mais viável, já que a dificuldade de encontrar profissionais especialistas no mercado exige muito recurso da organização e muita dedicação do gerente de TI, seja para contratar, seja para gerenciar o novo projeto.

A contratação de uma empresa de desenvolvimento de software proporciona liberdade ao gestor para continuar executando suas tarefas, sem perder o foco, tendo a certeza de que os prazos acordados e orçamentos pré definidos serão cumpridos. Eliminando, assim, qualquer surpresa negativa durante o processo de desenvolvimento.

Mas afinal, o que é, e o que faz uma fábrica de software?

A fábrica de software é o serviço desenvolvido quando uma empresa é contratada para criar um sistema a partir das demandas de seu cliente.

Um serviço de software feito por especialistas normalmente tem a missão de resolver o problema de empresas, setores e equipes, eliminar processos manuais ou criar algum produto inovador que irá suprir necessidades específicas, como por exemplo, sistemas de gestão financeira, CRM, sistemas de compras, logística, APIs de integração, entre outras infinitas funcionalidades que eles oferecem.

Esses especialistas entram em ação para auxiliar o empreendimento a compreender quais são as demandas de seu público-alvo, quais funcionalidades devem ser priorizadas e quais metodologias podem ser adotadas para entregar uma ferramenta de qualidade.

A partir dos dados levantados, uma estratégia é criada para garantir que o software tenha todos os recursos esperados dentro do orçamento disponível. Dessa forma, a companhia pode usufruir de uma aplicação moderna, que conta com recursos inteligentes e que é capaz de entregar um alto retorno sobre o seu investimento.

Quais os benefícios de se contratar uma fábrica de software?

A criação de sistemas personalizados é uma escolha adotada por muitas empresas para aumentar a sua produtividade. Para garantir que o sistema atenda às demandas e traga os resultados esperados, uma boa estrutura de desenvolvimento é essencial.

Nesse sentido, a fábrica de software pode ser vista como um ponto-chave para a empresa ter um sistema alinhado às suas demandas e com baixo risco de realizar um investimento sem qualidade. Na sequência, vamos listar pontos importantes para você analisar a possibilidade de também ter o seu software especializado.

 1. Bom custo-benefício

Por combinar muitas pessoas para identificar a melhor estratégia, a fábrica de software é capaz de entregar ao usuário final uma ferramenta mais inovadora e inteligente. Dessa forma, há um maior retorno sobre o investimento. Em outras palavras, o impacto causado por uma ferramenta bem desenvolvida torna o apoio de uma fábrica de software uma opção com bom custo-benefício.

2. Possibilidade de manter o foco no core business

Durante o desenvolvimento do sistema, o time de TI não será deslocado para o projeto. Dessa forma, a equipe interna poderá manter as suas atenções nas rotinas relacionadas ao core business do empreendimento. Como consequência, o impacto causado pelo projeto nas rotinas estratégicas será o menor possível.

3. Maior uso de técnicas modernas de criação de sistemas

Para se manter competitiva, uma fábrica de software sempre atualiza os conhecimentos das suas equipes. Para os negócios que investem nesse tipo de serviço, esse é um fator que merece atenção. Afinal, as soluções criadas sempre estarão alinhadas com as principais tendências do mercado.

Para o usuário, isso será traduzido em um software mais robusto, funcional, inovador e eficiente. Todos esses fatores contribuem para o negócio ter mais capacidade de fidelizar o usuário da ferramenta, uma vez que será mais fácil para ele se adaptar aos recursos e aproveitar cada funcionalidade.

4. Suporte qualificado

A fábrica de software tem um time de profissionais responsáveis por dar apoio aos seus clientes durante todo o processo de criação e utilização do sistema. Isso diminui o atrito causado pela implementação da ferramenta, aumenta o seu uso e amplia o retorno sobre o investimento.

Os gastos para integrar o sistema ao dia a dia da empresa serão menores, assim como os problemas enfrentados pela companhia durante a etapa de adaptação.

5. Possibilidade de manter todos os detalhes personalizados

A fábrica de software trabalha com os seus clientes para criar um sistema que seja totalmente alinhado às demandas do usuário. Cada recurso, método de uso, controle de segurança digital e detalhe do design pode ser trabalhado a partir das necessidades da companhia. Isso garante um maior nível de personalização e retorno sobre o investimento para a empresa, que não direcionará recursos para detalhes inúteis.

Por fim, cabe ao empreendedor analisar a viabilidade de contratar uma fábrica de software, onde os resultados positivos apresentados nesse post, dão conta de um ganho significativo em agilidade e funcionalidade. E conte sempre com a Teraware, temos know how para entregar produtos adequados às suas necessidades. 

Atendimento via WhatsApp