(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br Teraware Soluções em Software
Seu Negócio Oferece Curso Online? Saiba tudo Sobre Plataforma EAD

Seu Negócio Oferece Curso Online? Saiba tudo Sobre Plataforma EAD

O ensino a distância é uma das modalidades do meio educacional que mais cresce atualmente. Com a pandemia de Covid-19 ainda em curso e o distanciamento social sendo uma necessidade, o ensino a distância é realidade para todas as instituições de ensino e organizadores de cursos. Informações recentes dão conta de que o número de matriculados em algum curso de EAD já ultrapassa 3,8 milhões, isso antes da pandemia.

Esse crescimento não é coincidência. Impulsionadas pelos preços, flexibilidade, novas tecnologias voltadas para criação de plataforma EAD e pelo modelo de ensino inovador, cada dia mais, as pessoas estão procurando por cursos e certificações online. Estima-se que em 2023 a modalidade de ensino a distância irá representar mais da metade do ensino no Brasil, com a expectativa de que 51% dos estudantes estejam matriculados em cursos a distância.

Assim, considerando esse enorme mercado em expansão, produtores de vídeos e especialistas em diferentes tipos de conteúdo ganham uma excelente oportunidade de negócios. Até porque, criar um curso e vender conteúdo pela internet hoje não é mais uma tarefa tão complicada. Porém, um ponto que sempre vem à tona e pode acabar gerando muitas dúvidas é a plataforma EAD, onde existem diversas opções. É importante saber escolher uma que seja adequada às expectativas e às necessidades do projeto.

Afinal de contas, você sabe o que é de fato a plataforma EAD e como ela pode impactar no sucesso de um negócio? É isso que vamos ver neste artigo. Aqui, você vai entender um pouco mais sobre essa tecnologia.

O que é uma Plataforma EAD e como Ela Funciona?

Se você já fez algum curso online ou já cursou alguma matéria à distância, seja na faculdade ou em um curso preparatório, provavelmente já conhece o básico sobre plataformas EAD. Chamadas de SGA (sistema de gestão acadêmica) ou AVA (ambiente virtual de aprendizagem), as plataformas de ensino EAD são pensadas e desenvolvidas para proporcionar um ambiente de aprendizado completo para os estudantes da modalidade a distância. Às vezes, até mesmo cursos presenciais acabam usando esse tipo de plataforma EAD como apoio acadêmico. Dentro delas, normalmente é possível disponibilizar conteúdos, exercícios, fazer avaliações e até mesmo criar discussões por meio de fóruns e grupos para facilitar a interação entre os professores e alunos.

Uma plataforma EAD é a tecnologia responsável por gerir toda parte que cabe ao ensino e ao aprendizado e, também, a comunicação entre professores, tutores e alunos. Porém, é importante entender que nem todas as plataformas são completas, algumas precisam ser integradas a outros tipos de ferramentas e tecnologias.

Quais os Benefícios de Investir em uma Plataforma EAD?

Uma das principais vantagens de investir em uma plataforma EAD é a simplificação de processos. Imagine: você trabalha com ensino a distância, treinamentos corporativos ou educação corporativa, precisa se preocupar muito com a parte mais importante, que é o conteúdo e as aulas. A partir disso, pense então em ter que pensar também na hospedagem, funcionamento, encoding, segurança, distribuição e outros aspectos técnicos desse conteúdo.

O que parece ser um quebra-cabeça, uma plataforma profissional de EAD pode dar ao gestor a tranquilidade de focar no conteúdo e saber que a parte técnica está sob controle. Além disso, ainda pode ajudar a cortar custos, afinal, se a plataforma já está pronta para ser personalizada, elimina a necessidade de contratar técnicos, desenvolvedores, designers e outros profissionais para construí-la do zero.

Então, dentre os maiores benefícios, a contratação de uma plataforma EAD é o primeiro passo para melhorar os processos do ensino a distância e torná-lo escalável, possibilitando que seu negócio cresça e alcance públicos cada vez maiores.

E como Escolher uma Boa Plataforma EAD?

Para que você faça uma boa escolha em termos de plataforma EAD, é preciso levar em conta uma série de fatores. Na sequência, vamos falar um pouco sobre alguns dos mais importantes:

  •         Responsividade

Hoje, grande parte das pessoas já acessa a internet por meio de dispositivos móveis e usa aparelhos como smartphones e tablets para otimizar sua rotina de estudos e poder se desenvolver de forma mais simples e flexível. Portanto, um ponto muito importante na hora de escolher sua plataforma EAD é verificar se ela é responsiva. Uma boa plataforma será capaz de apresentar uma boa usabilidade e entregar uma boa experiência aos usuários independentemente do tipo de dispositivo em que é acessada.

  •         Integração com outras tecnologias

Como citamos, muitas vezes uma plataforma EAD não é capaz de sustentar um negócio por si só. Ela precisa ser integrada com outras ferramentas e tecnologias que sejam capazes de deixá-la mais completa e utilizável. Exemplos de algumas dessas tecnologias são uma plataforma de vídeos, um site ou media center, sistemas de pagamento, gestão e outros.

Por isso, antes de se decidir por uma plataforma, verifique se ela atende a todas as suas necessidades em termos de integração e se isso pode ser feito de forma simples e rápida, sem que você precise de uma equipe grande ou muito conhecimento técnico. Lembre-se: isso vai ser essencial.

  •         Personalização

Para ter sucesso com seu negócio, é importante que você fortaleça sua marca e consiga entregar uma experiência personalizada aos seus alunos e/ou colaboradores. Por isso, é muito importante que sua plataforma EAD também seja customizável e permita desde as edições simples, como inserção de logo e mudanças de cor, até as mais complexas.

Esse é um outro ponto ao qual você deve ficar bastante atento, pois o ideal é que você consiga fazer essas alterações de forma simples. Afinal de contas, não é interessante que você precise contratar um desenvolvedor a cada vez que quiser mudar uma cor ou ícone em sua plataforma.

  •         Estabilidade

E claro, a estabilidade é um fator importantíssimo para plataformas EAD. Uma experiência com travamentos ou uma plataforma que fica fora do ar frequentemente, pode trazer uma frustração muito grande tanto para alunos quanto para professores. Por isso, investir em uma plataforma que se preocupa com a estabilidade e garante que o curso estará no ar independente do dispositivo ou da hora que ela é acessada é muito importante para o sucesso de cursos EAD.

Em suma, o ensino a distância já está tão presente em nossa realidade que não deve mais ser considerado o futuro da educação, mas sim, o presente. Nos últimos anos, o número de pessoas matriculadas em cursos EAD quadruplicou, e a tendência é que esse mercado cresça ainda mais. Por isso, se você tem uma mente empreendedora e quer começar a ganhar dinheiro com o seu conteúdo, esse é um excelente momento para começar seu negócio.

TWEduc | A Plataforma EAD Completa

Mais que uma Plataforma EAD, a TWEduc é uma ferramenta de gestão completa, onde é possível gerir todo o negócio, da entrada de matrículas, gestão financeira, loja virtual, até o controle de presença em sala de aula.

Conheça a Solução 360º que desenvolvemos, totalmente web e pronta para ser utilizada em todos os segmentos do ensino.