(51) 3061 1315 (51) 3061 2550 atendimento@teraware.com.br
Integração entre Sistemas de Gestão Industrial

Integração entre Sistemas de Gestão Industrial

Integração entre Sistemas de Gestão Industrial

 

Em outro artigo já abordamos a importância do ERP para uma indústria. A capacidade de controlar a produção, gerenciar negócios, identificar problemas e conseguir melhor proveito de máquinas e funcionários são argumentos que mostram porque o software de gestão é tão essencial. Mas nem sempre o ERP utilizado pela empresa é tão completo ou está integrado com todos os setores fundamentais.

Na dinâmica fabril, cada processo gera dados. Onde não existe integração, o trabalho de captar as informações geradas em determinada etapa e abastecer a próxima é manual, muitas vezes analógico e por consequência ineficiente. 

 

Integração e Indústria 4.0

A integração de processos e setores é um dos conceitos chaves da Indústria 4.0, onde a troca de informação deve ser rápida e eficiente para tomadas de decisão mais velozes e baseadas em dados reais e confiáveis. Como resultado, uma indústria com mais produtividade, recursos otimizados, perdas minimizadas e transformada a partir do digital.

 

Para o gestor que está a frente do processo produtivo, é fácil perceber onde existem processos sem conexão, operações que geram informações importantes e não são aproveitadas a nível estratégico. Nesses nichos que a integração de sistemas entra, para corrigir a falha de comunicação e auxiliar numa gestão mais inteligente.

 

Integração Horizontal x Vertical

O conceito de integração de sistemas com as tecnologias da Indústria 4.0 foi dividido em integração horizontal e integração vertical. De forma básica podemos afirmar que integração horizontal diz respeito à toda cadeia produtiva, do fornecedor ao cliente. Já a integração vertical permite que todos os níveis da fábrica estejam conectados, do chão de fábrica aos executivos.

Integração Horizontal

O tipo de integração que liga todos os setores e sistemas da cadeia produtiva de uma indústria. Gerenciamento de fornecedores, produção, logística e distribuição, a integração horizontal auxilia setores a trabalharem em sincronia, permitindo um maior controle de entregas e monitoramento de distribuição.

 

O resultado de processos alinhados é uma economia de recursos em todas as frentes, pois os desperdícios são evitados ao máximo, a qualidade do produto final aumenta e por consequência o nível de devolução cai e o índice de confiança do consumidor se eleva, gerando fidelização.

Integração Vertical

A integração vertical começa no chão de fábrica, máquinas e linha de produção. Na produção, integra o monitoramento dos processos, o controle e a supervisão; no operacional acontece a integração do planejamento, qualidade e eficiência dos equipamentos e por fim, na gestão, engloba gerenciamento de processos e planejamento.

Essa integração conecta os diversos sistemas específicos utilizados em cada etapa, fazendo com que dados sejam compartilhados em tempo real, em todos os níveis hierárquicos, de maneira rápida e eficiente.

 

Case da Maxiforja

Na Maxiforja, uma das maiores forjarias do Brasil, trabalhamos com integração via API. O objetivo da empresa era conectar suas soluções de apontamento de produção, coleta automatizada de dados de produção e manutenção dos equipamentos com o ERP utilizado pela empresa. Hoje, o sistema de gestão da Maxiforja é alimentado com todos os dados da produção, que são apresentados em painéis de monitoramento e têm alertas configurados para as gerências dos setores.

 

Se você, gestor de indústria, já observou que existem processos ainda não conectados dentro da sua organização, entre em contato conosco. A integração de sistemas é regra para uma gestão moderna e eficiente. Aqui na Teraware temos expertise para desenvolver integrações na forma de API e Web Service, simplificando a comunicação de sistemas e áreas.

Atendimento via WhatsApp